sexta-feira, 21 de abril de 2017

Eis o Derby

Quando foram conhecidos os jogos de cada jornada do campeonato, olhei para a próxima jornada e terei pensado o mesmo que milhares de outros sportinguistas: seria a jornada decisiva do campeonato, onde quem ganhasse ficaria a meio passo de ser campeão. Disputado a cinco jornadas do fim, ainda por cima no nosso estádio, seria uma oportunidade de ouro para vingarmos aquele falhanço do Brian Ruiz a meio-metro da baliza.
Quis o destino, a sorte ou o azar, que infelizmente essa história ficaria mal contada. O derby é decisivo, sim, mas não é bem para nós. Uma hipotética vitória nossa poderia deixar-nos mais próximos de algo mais do que o terceiro lugar. No entanto, reconheçamos, é algo muito difícil de acontecer. Pelo contrário, uma vitória do benfica, ou até mesmo um empate, deixa os lampiões praticamente campeões nacionais.
Continuo a olhar amargurado para esta época futebolística. Continuo a achar que, fora duas ou três arbitragens escandalosas (não, não peço mais que isto), bem como um ou outro jogo onde o nosso treinador inventou, estaríamos como todo o mérito colados ao duo da frente e iríamos disputar no próximo jogo o campeonato. Até porque não reconheço a porto ou benfica melhor futebol jogado que o Sporting. Mas enfim, são contas que já foram feitas e refeitas, pelo que não vale a pena continuarmos aqui a chorar por elas.
No jogo de amanhã não esperamos que o Sporting entre em campo com a mesma atitude como entrou em Setúbal, por exemplo. Apesar do nosso campeonato já estar encaminhado, jogos como o de amanhã são necessariamente diferentes, pois carregam atrás de si uma história muito pesada. Mesmo a 8 pontos do benfica, os jogadores entrarão em campo com a vontade de provarem que essa distância é manifestamente exagerada, que o resultado da 1.ª volta é injusto e que na nossa casa mandamos nós. E queremos vencer, não porque queremos entregar o campeonato a A ou B mas porque é esse o nosso ADN - vencer. E porque contra o benfica queremos sempre vencer. 
No jogo táctico, espero por um benfica a jogar lá atrás, na retranca, apostado em explorar em contra-ataque as fragilidades das nossas alas defensivas, mais concretamente a esquerda. Rui Vitória será igual a si próprio: temeroso, borrado, apostando todas as fichas na estrelinha que lhe vai iluminando o caminho. Jorge Jesus também irá ser igual a si próprio: irá provar pela 234.ª vez que tacticamente mete Vitória num bolso, irá procurar o jogo perfeito, consubstanciado numa vitória com nota artística. Dos artistas do jogo, espero que o meio-campo do Sporting se imponha ao adversário, e que a dupla Alan/Dost faça mossa. No lado adversário temo sobretudo dois jogadores: Ederson é um guarda-redes muito bom que quando inspirado consegue parar sozinho a veia atacante do adversário. E Mitroglou, pela capacidade que demonstra em arranjar espaços, furar defesas e aparecer em boas condições de finalização.
Sobre o terceiro interveniente no jogo, Artur Soares Dias, espero que não tenha influência no resultado... será pedir muito?
Que amanhã ganhemos por 3-0, com hat-trick de Bas Dost.
Viva o Sporting!

Sem comentários:

Enviar um comentário