sábado, 19 de maio de 2018

Bruno contra o mundo

Sem querer, Bruno de Carvalho descaiu-se e mostrou a fragilidade da sua actual posição enquanto presidente do Sporting Clube de Portugal.
Quando na segunda-feira questionou os jogadores se tinha havido algum problema na véspera com o Fernando Mendes, todos lhe responderam evasivamente. Nenhum demonstrou confiança no seu líder para desabafar sobre o sucedido. Ser líder também é isso, saber merecer e manter a confiança daqueles que trabalham consigo. O que resulta deste episódio? BdC já não tem capacidade de liderança sobre os seus homens.
Depois, a ideia de que ao enfrentar um ex-líder de claque, actual líder de facção, os jogadores "puseram-se a jeito", pois Fernando Mendes e a sua gente são malta perigosa. Esta assumpção subliminar de fraqueza, do homem que dava a vida para defender os seus jogadores se estivesse em Alcochete, é-lhe fatal. Significa que o presidente-adepto não tem mão naqueles que lhe deviam ser mais próximos: os adeptos e, especialmente, uma franja destes.
Falta de liderança sobre os jogadores e sobre os adeptos. Esta é a actual, e concerteza fatal, fraqueza de Bruno de Carvalho.
De resto, não podia estar mais de acordo com Bruno de Carvalho: o arraso a Ricciardi, Sobrinho, Marta Soares, Rui Pedro Braz, Luís Nazaré, TVI, Correio da Manhã, o jornalixo em geral, é mais que justificado. A certeza e insistência de que as rescisões não tem fundamento jurídico, leva-me a concluir que ele sabe que há jogadores em vias de entrar por esse caminho e já está a preparar os adeptos.
Não concordo com a forma como a cabeça de Rui Patrício foi oferecida aos adeptos. Estará já a fazer uma gestão de danos face a uma eventual tentativa de rescisão do nosso capitão? De qualquer forma não gostei de como foi destratado. Podem-se ter já esquecido, mas eu ainda me lembro de em 2011, 2012 ou 2013 mandarem o Rui Patrício para as flash-interviews dizer que "ia levantar a cabeça". Por muito difícil que esteja a sua relação com BdC, Rui Patrício a sair, deveria fazê-lo pela porta grande.  
Continua a fuga para frente. Por um lado Bruno de Carvalho demonstra ter um arcaboiço digno de um herói solitário, qual Soldado Milhões sozinho na sua trincheira a enfrentar a avalanche de alemães. Por outro lado, a sua conversa assemelha-se ao delírio daquele General que, já sem homens, ainda fazia mover exércitos imaginários no mapa de batalha, acreditando que a vitória estava para breve. Como o captomente muito bem disse, tudo isto é uma valente merda!

2 comentários:

  1. O presidente nao disse em altura nenhuma que os jogadores "puseram-se a jeito". Nem com aspas nem sem aspas. Esse comentario foi feito no ambito da possivel rescisao dos contratos. E BdC disse que nao se poderia pedir para rescindir o contrato com base numa coisa que, nao merecendo e sendo hediondo (referiu umas 5 vezes este ponto), teve inicio na altercacao dos jogadores com os adeptos.

    ResponderEliminar
  2. Interessa pouco o que ele disse mas muito de como serão trabalhadas estas palavras pelas televisões e jornais.
    Infelizmente estamos num país em que teremos de nos pôr de cócoras e permitir ser ultrajados, subjugados e ignorar os nossos valores(como a presunção de inocência) para podermos manter um plantel com receio da falência do nosso clube.
    Vejo pelos blogues sportinguistas um clamor por sangue ignorando barbaridades como a publicada no jornal Expresso (não voltarei a comprar este jornal ou ver o programa da SIC Notícias) que "Brunos Carvalho devem ser mortos a nascença". Quando ignoramos algo desta gravidade, como poderemos sequer alegar alguma superioridade moral?
    Só ainda não vi sportinguistas a agradecerem aos canais de televisão por estarem a fabricar mentiras para derrubar Bruno Carvalho.
    No fim poderemos nos desculpar dizendo que só procedemos assim por culpa de Bruno Carvalho? Que foi para salvar o Sporting?
    Também o custo da nossa honestidade intelectual poderemos imputar a este presidente.

    ResponderEliminar