quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

CityLion, és tu?

Na senda do meu anterior post, continuo a constatar que um dos grandes méritos da candidatura de Pedro Madeira Rodrigues foi a conquista de cobertura diária que a comunicação social lhe dispensa. O candidato tem boa imprensa, é um facto, e tem sabido explorar essa vantagem para se mostrar. Graças ao próximo acto eleitoral do Sporting, PMR passou de mero desconhecido, um sócio entre tantos, para um dos rostos mais visíveis da oposição ao actual presidente. Sendo que me parece provável, a estes dias de distância, que a vitória sorrirá facilmente a BdC, PMR poderá já perspectivar um futuro como comentador do quotidiano sportinguista, como já acontece com Carlos Xavier ou Abrantes Mendes, figuras a quem a comunicação social recorre quando quer meter mais carvão nos nossos assuntos. Se até a personagem inócua de Paulo Farinha Alves conseguiu tempo de antena na SIC Notícias, imaginemos o que não conseguirá PMR, sabendo nós como a CS gosta de beliscar BdC.
Infelizmente o conteúdo das intervenções mediáticas de PMR não tem passado de um mero desenrolar de banalidades e vacuidades, desprovidas de ideias assertivas, projectos ou políticas de futuro para o clube. Aliás, o que tem surgido da espuma que diariamente PMR debita na CS é precisamente a sua faceta "CityLion", que tanto nos habituou no Camarote Leonino. A crítica pela crítica, por vezes pessoal, contra BdC, pegando em temas como a "supertaçazinha" de 2016, os treinadores do Sporting ou as contratações "cirúrgicas".
Ao enveredar pela crítica fácil, PMR acaba por cometer um erro básico: dá mais ares de anti-brunismo do que sportinguismo. É certo que só ganhamos a "supertaçazinha" e a Taça de Portugal, mas foi o melhor que fizemos em 9 anos. Também é certo que não conseguimos manter Leonardo Jardim, mas os treinadores dos últimos 4 anos deram mais garantias que os dos anos anteriores. As contratações "cirúrgicas", mesmo tendo sido uma das pechas da actual direcção, não deixou de apresentar melhorias face às anteriores.
Todos os sportinguistas não deixam de fazer a comparação destes últimos 4 anos com os últimos 15, e mesmo aqueles que possam não se rever no excessivo voluntarismo de  BdC, não deixarão de lhe dar, no mínimo, o benefício da dúvida de lhe conceder outros 4 anos. Mais não seja porque BdC, tem vindo a dar a sua cara desde 2011, quando a crise se tornou manifesta. E porque o clube, de um modo geral, está melhor hoje do que em 2013. 
Quanto a ideias e projectos para o futuro do clube, aguardo com interesse o anúncio de PMR do seu treinador, do seu director para o futebol, bem como outras ideias inovadoras, como a construção do velódromo Joaquim Agostinho ou o clube naval do Sporting.

Sem comentários:

Enviar um comentário