sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Sondagens e Rio Ave

1) Momento eleitoral
A campanha eleitoral vai-se arrastando ao longo dos dias, sem nenhuma grande novidade. A notícia de hoje diz respeito à sondagem encomendada pelo Correio da Manhã, onde de 601 inquiridos, 39,7% acreditam na vitória de Pedro Madeira Rodrigues, contra 28,6% que acreditam em Bruno de Carvalho. Curiosamente 31,7% não tem opinião. Apesar deste resultado ter tido destaque (porque será?), noto que entre os sportinguistas, a maioria prefere BdC (40,2% contra 36% de PMR). Apesar da desvantagem, 4% de diferença não deixa de ser animador para PMR. Mas...
Estamos a falar de uma entrevista a 601 adeptos, dos quais X serão sportinguistas. E destes X sportinguistas, Y estarão em condição de votar no próximo acto eleitoral. A acreditar que temos quase 1/3 de portugueses sportinguistas, e destes só 5% é que serão sócios, então só uns 15 entrevistados é que seriam sócios do Sporting. E destes 15, ou Y, qual o peso de cada voto? É fácil verificar que sondagens deste género são tão certeiras como um tiro no escuro. Basta que nos lembremos das sondagens efectuadas no nosso último acto eleitoral para perceberem o que digo. De resto, estes tempos não são muito favoráveis a sondagens, conforme se viu nos Estados Unidos ou no Brexit.
É evidente, até pelo destaque dado, que esta notícia tem o particular objectivo de "morder" BdC. O que provavelmente este tipo de sondagens irá criar é uma vaga de sócios pró-Bruno que irão às urnas votar "pelo sim, pelo não", e não ficar em casa a contar com a vitória fácil.
Outra notícia que hoje fez algum furor foi o nome de Rui Jorge como potencial treinador do Sporting, em caso de vitória de PMR. À semelhança de Bielsa, primeiro surgem os rumores na imprensa, para depois vir a confirmação ou não por parte do candidato. PMR negou o interesse no argentino, pelo que aguardo a sua reacção ao nome do português. Não deixa de ser curioso que à falta de nomes oficiais, surjam estas notícias com o claro objectivo de impelir a candidatura de PMR, criando sound-bytes no universo sportinguista. Aguardemos serenamente o que PMR tem a dizer sobre Rui Jorge, mas ressalvo já que, a ser verdade, é um nome muito interessante para treinar a tal equipa do Sporting, apostada na sua formação.
Já agora, relacionado com a formação, PMR afirmou que com ele à frente do Sporting, a equipa B nunca desceria de divisão. Fiquei mais aliviado!!!

2) Amanhã é #DiaDeSporting
Joga-se amanhã mais uma importante partida da nossa pré-pré-época de 2017/18. Esta terá o tónico extra de ser em casa, contra uma das nossas bestas negras do campeonato. Foi em Vila do Conde que começou o nosso descalabro 2016/2017. Ano passado, o empate em casa com os vila-condenses teve implicações directas na nossa luta pelo título. O Rio Ave é daquelas equipas que se esfarrapam todas contra nós, pelo que espero um verdadeiro espírito leonino amanhã em campo, com vontade de trucidar o adversário. Gostaria mesmo que amanhã ganhássemos por uns 5-0.
Outro tónico para o nosso jogo é o facto de dois adversários nosso jogarem entre sim no Domingo. Em caso de vencermos o Rio Ave, ganharemos de certeza pontos a um deles. Ou nos aproximamos da frente, ou ganhamos vantagem sobre o quarto. São motivos mais que suficientes para a nossa equipa entrar amanhã em campo com toda a vontade do mundo em vencer a partida. 

Sem comentários:

Enviar um comentário