terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

A boa imprensa de PMR

Anteriormente já me tinha debruçado sobre as falhas na política de comunicação da actual direcção do Sporting (aqui), face ao que anuncia a candidatura adversária.
Olhando para a promessa de PMR, de que "ladraria menos" e actuaria mais nos bastidores, a maioria dos sportinguistas até se sentiriam tentados a simpatizar com isto, pois muitos estão cansados dos constantes vai-vens comunicacionais que hoje marcam o Sporting. Mas mais do que o constante fluxo de palavras, o que nos cansa mesmo é a sua esterilidade. Seja por culpa própria, seja porque o terreno está minado, a nossa mensagem não passa, sendo inclusivamente utilizada contra nós. O melhor exemplo disto foi a mediatização do processo de rescisão com Marco Silva, onde a história do fato de treino foi usada até à exaustão para ridicularizar BdC.
Sabendo então o que temos, veremos o que poderemos vir a ter.
Pedro Madeira Rodrigues prometeu então menos picardias e ruído na praça pública e mais actuação nos meandros do futebol nacional. Se a forma da política de comunicação parece adequada, olhemos então para o seu conteúdo. Já percebemos que PMR irá tentar normalizar as relações institucionais com porto e benfica, portanto será de esperar menos palavras contra estes clubes. Sobre o resto, saberemos apenas depois de 04 de Março, caso ganhe as eleições. Mas até lá podemos ir lendo nas entrelinhas do que nos está a ser oferecido.
Em primeiro lugar, há a constatação de que PMR está rodeado de boa imprensa. Desde que anunciou a sua candidatura, é raro o dia em que não aparece a lançar bitaites nos jornais desportivos, com repercussão nos generalistas. Já concedeu algumas entrevistas nos canais temáticos por cabo. Até uma acção de campanha em Londres mereceu destaque fotográfico na imprensa. De um modo geral, a interacção com os jornalistas tem sido num registo suave, sem perguntas embaraçosas ou complicadas (por exemplo, "É você que é o CityLion?"). Quem quiser saber como é PMR num registo mais agreste, que oiça a sua entrevista ao "Sporting160".
Em segundo lugar, temos de admitir que a questão da short-list dos três treinadores foi uma boa jogada, depois da "pezada" que deu no caso de Jorge Jesus. Apesar de ter saído diminuído no fait-diver com JJ, PMR poderá sair por cima se os seus três treinadores forem efectivamente nomes sonantes. Bielsa já gerou um burburinho, sem confirmação. Aguardemos pelo nome, ou nomes, oficiais.
Claro está que se até dia 4 de Março o nome do treinador não aparecer, nem o do seu director para o futebol profissional, tudo não passará de um enorme tiro de pólvora seca. O que para já é algo que está a caracterizar a sua campanha, não obstante a boa imprensa que ajuda a formar o florido pacote onde PMR está embrulhado.
Dois exemplos disto: o anúncio do mandatário de PMR, Pedro Ribeiro Ferreira, que parecia mais uma acção de campanha de BdC; A desistência do proto-candidato Severino, anunciada com pompa e circunstância, de braço dado com PMR, dias depois daquele ter estado com Abrantes Mendes na sala de paredes vermelhas do restaurante "Barbas"....

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