quarta-feira, 14 de junho de 2017

Senhoras e senhores, eis o Estado Lampiânico.

Conheces aquele gajo que declara ganhar o ordenado mínimo mas depois anda de BMW topo de gama, passa férias em Cancún e ri-se de ti por seres otário e pagares os teus impostos todos? E aquela gaja que está a receber o subsídio de desemprego, compra malas da Louis Vitton, usa o último modelo do Iphone e ainda se gaba de ser a chica-esperta do bairro? Ou aquele pintas, que é casado mas come o mulherio todo lá da rua, que quando lhe chamam a atenção para a conduta ainda goza e diz com orgulho que é muita macho e o que elas querem é...?
Todos nós conhecemos alguém assim. Pessoas que vivem do esquema, da intrujice, do engano ao próximo, mas quando enfrentadas pela conduta anti-social que levam, ainda fazem orgulho daquilo que são, pois são eles os espertos, os furas-vidas, os sobreviventes. Os outros são os otários, os burros, os degraus para subirmos mais uma escada na vida, de quem nos rimos porque foram mais uma vez comidos.
Não vou fazer aqui nenhum tratado sobre a sociedade portuguesa, pois é demais conhecida a tendência tuga para a marosca do que para a regra. Os tempos hoje estão diferentes, as novas gerações já estão mais vacinadas contra esse tipo de conduta, mas mesmo assim é vê-los por aí, os fura-vidas à cata de mais outro plano para "comer" uns papalvos, acabando o dia lá no café do bairro a gabarem-se de como são muita bons.
Claro que o clube do povo acaba por reflectir um pouco desta cagança à portuguesa. Principalmente quando à sua frente estão pessoas que foram subindo na vida um pouco mais à custa de passar a perna aos otários do que em trabalhar mais que os outros. Não me surpreende por isso ver o canal oficial desse clube fazer publicidade ao colinho, com o bebé Julio a chorar ao colo da mãe, ou os outros dois que não deviam ser inácios. Nem também a ideia de fazer cachecóis com a mensagem "A culpa é do...". Não, nada disso. Da mesma forma que o mulherengo se gaba daquilo que faz, pois no final só dá mesmo às mulheres aquilo que elas querem ou que "estão a pedi-las", também aqui o lampião se limita a gabar-se da triste realidade, eles são muita bons, os outros são uns palermas e antis, logo há que gozar com eles à força toda. Até pelos meios oficiais.
E vem esta conversa toda por causa da proibição do cigarro electrónico na zona técnica, aprovada na assembleia da Liga de clubes da passada segunda-feira. O que aqui me choca não é o facto do benfica ter proposto esta alteração, quando havia tanta coisa mais importante para discutir, tais como as claques ilegais, os empréstimos aos clubes da I Liga, etc. É mais do mesmo, em linha com os inácios e os cachecóis. É o gozar, o escarnecer, o humilhar. É como se o mulherengo, no café, ainda gozasse com o gajo que lhe critica a conduta, chamando-o de mariconço e frouxo. Não, nada disso me choca na postura do actual benfica. Chocou-me mais ver os outros que estavam no café ouvirem tudo calados, sem dizer uma palavra, quiçá com medo sofrerem de bullying, enquanto outros apoiavam o mulherengo. E só um, naquele café que podia ser numa qualquer cidade deste país, se ter insurgido contra a miserável conduta do mulherengo.
Esqueçam a troca de e-mails do gajo de braga com o gordo da BTV ou o jurista da SAD lampiónica. Não vale a pena, esqueçam isso tudo. Ouçam o que eles dizem, que já estão 10 anos à nossa frente. E estão. Neste momento o Estado Lampiânico é aquilo que se viu na última segunda-feira. Um conjunto de clubes medrosos, acobardados e por omissão completamente submissos ao novo poder. Um outro conjunto de clubes, mais restrito, que lhes faz o trabalho sujo, que vota favoravelmente as suas absurdas propostas, apenas por vingança ou por um ou outro jogador emprestado. Vejam como foi possível aprovar-se esta coisa do cigarro electrónico. Vejam também o absurdo de calendário desportivo que foi parido para Agosto. Senhoras e senhores, eis o Estado Lampiânico.
2017/2018 vai ser uma época muito difícil. Teremos pela frente 34 jogos contra adversários que, na grande maioria dos encontros, vai dar tudo por tudo para nos tirar pontos. E vamos disputá-lo contra uma equipa que, muito provavelmente, poderá contar à partida com uns 30 pontos conquistados, só por serem quem são.
Preparem-se.

3 comentários:

  1. Excelente resumo e conclusão! A montanha vai parir um pirilampo! Pode ser que sirva para meter medo a alguns árbitros e evitar alguns escândalos na próxima época!
    SL
    Expoleo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que eles já passaram a fase dos árbitros. Neste momento controlam mesmo vários clubes, seja por dependência dos jogadores que vão emprestando, seja por medo.

      Eliminar
  2. Já não há dúvidas do Polvo que está aqui montado.

    "E PLURIBUS CURRUPTUS"

    O novo lema do Benfica :D

    ResponderEliminar