sexta-feira, 16 de junho de 2017

Desmascarar a cartilha

Decidi escrever este texto antes da reacção oficial do Estado Lampiânico ao assunto dos e-mails, pois acredito que dali não há nada a esperar. Muito provavelmente vão debitar uma série de insinuações, mãos cheias de areia para os nossos olhos, e quase que aposto que o grande alvo visado será o nosso presidente. Porquê? Porque é a única forma - desesperada - que terão para tentar afastar os holofotes mediáticos, sabendo-se de antemão a apetência que a comunicação social tem em malhar no Bruno. A nossa sorte é que terça-feira é já daqui a 4 dias...
Entretanto o Estado Lampiânico lá começou a reagir no seu modo oficioso, através de jornalistas "isentos" e seus paineleiros. Aqui a cartilha manda que se diga que afinal tudo o que pediram ao benfica, nada foi conseguido. A nota de Manuel Mota, o filho do Adão, a carreira do querido. Tudo afinal teria ficado como estava. Os e-mails trocados, a forma "carinhosa" como os intervenientes se tratavam entre si, a veneração ao Senhor Primeiro-Ministro... não passou afinal de uma enorme cabala que montaram ao glorioso.
Choca-me ver programas seguidos sobre futebol onde os tais isentos tentem, com uma tal desespero que até dá pena, desmistificar, desenganar, desmontar o que não pode ser desmistificado, desenganado e desmontado. Eu, fervoroso sportinguista, cuja grande alegria seria ver o glorioso a jogar contra o Sporting B, vejo isto tudo de um modo mais sóbrio que essa malta toda avençada e encartilhada. Neste momento entendo que só se levantou a ponta do véu. Para já ainda só vimos o tornozelo e o ombro da donzela, falta ainda ver as ancas, as coxas e o peito. Espero que algo mais grave ainda seja anunciado numa destas terças-feiras, mas por enquanto o que temos é só para nos salivar. Mas temos. Qualquer pessoa minimamente isenta olharia para o que foi transmitido no Porto Canal e diria qualquer coisa como "Ok, vamos ver o resto então" ou "O que saiu é grave mas ainda é insuficiente, será que vem mais?". Mas não. A compilação que o Mestre de Cerimónias publicou (link1, link2, link3) no seu blog é o de umas tristes criaturas desesperadas a escavar o alcatrão com as unhas à espera de fazerem um buraco para se esconderem. Repito, não deviam condenar logo o benfica por o que foi divulgado, mas é de uma tamanha desfaçatez a campanha de branqueamento e desculpabilização que estão a fazer ao clube do povo.
Caso as pessoas não se lembrem, o Apito Dourado surgiu na mesma época em que o porto foi campeão europeu. Não vi nenhum jornalista dizer, por exemplo, que é absurdo pensar que o clube campeão europeu precisaria de pagar prostitutas a árbitros para ser campeão de Portugal. A célebre visita de Jacinto Paixão a casa de Pinto da Costa deu-se na véspera de um jogo de futebol onde o porto já era virtual campeão, pelo que, usando os argumentos da cartilha, tal não configuraria nenhum comportamento anormal.
Errado!
O porto, mesmo jogando mais e melhor cá dentro e lá fora, se aliciou árbitros com prostitutas, fruta da mercearia, talões de combustível do Pingo Doce ou vouchers, deveria ser condenado!
Se Jacinto Paixão pediu algum favor a Pinto da Costa, mesmo que daí não tenha havido benefício para o porto, também deveria ser condenado!
Como também deverá ser condenado o benfica caso se prove que o teor dos e-mails configura tráfico de influências ou outra ilicitude qualquer,
Como deveria ser condenado no caso dos vouchers, pois uma refeição voucher tem o mesmo valor do que uma prostituta, ou até mais valor, caso o corrompido seja celibatário.
Como Pedro Pereira Cristóvão foi condenado e bem por denúncia caluniosa e não por corrupção desportiva, como certos idiotas sugerem.
Porque em primeiro estão os princípios que regem uma sociedade moderna e o desporto em particular: o princípio da legalidade, da honestidade, da rectidão, da integridade, da honradez e da decência.

2 comentários:

  1. Não estou totalmente de acordo.

    O que já conhecemos é muito grave, se contém responsabilidade criminal só os tribunais dirão e não ficaria admirado se acontecer o mesmo do apito dourado.
    Duvido que terça feira saiam mais coisas, FJM não disse nada sobre isso.

    Quanto às desculpas que já tentam arranjar, não sendo essencial e isso é o que a justiça terá de avaliar, mas se houver observadores atentos, ainda se enterram mais. Vejamos:
    O delegado na sequência do pedido conseguiu o que queria, diversas nomeações para a I Liga, se entretanto saiu, foi precisamente porque algo mudou (novos órgãos sociais da Liga"
    A revisão da classificação do arbitro assistente, em momento algum foi dito que era a revisão dos testes físicos (onde ele chumbou) mas poderia ser os testes teoricos que permitiram ir aos testes físicos. Como é que eles desculpam uma historia que nem sabe os factos todos? Só confirmam a relação promiscuo que tinham na Liga.
    A nota do Mota, como é que eles sabem se foi mudada ou não? Uma coisa sabemos, a má nota deveria ser impeditivo de ele arbitrar na semana seguinte o Benfica-Rio Ave, e ele com revisão ou sem revisão foi o arbitro desse jogo com razões de queixa para o Rio Ave.

    As desculpas, nem tive muito trabalho a pensar nelas, mas se forem bem espremidas ainda acabam por ser virar contra eles.

    Cupts

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que é grave. Por isso é que condeno a postura branqueadora dos isentos avençados. Não era preciso condenar (já) o benfica na praça pública. Bastava apenas uma ponta de sobriedade e seriedade e reconhecer que o que ali está, provado ou não, é grave.
      Não é preciso ser sportinguista ou portista para chegar a essa conclusão. Basta ser intelectualmente honesto.

      Eliminar