terça-feira, 7 de março de 2017

Rescaldo das eleições I - A derrota do anti-Brunismo

O acto eleitoral de sábado não teve nada que ver com o Sporting ou o seu futuro. O que verdadeiramente foi a votos foi o brunismo contra o anti-brunismo. Com este resultado, quem sai verdadeiramente derrotado não é só Pedro Madeira Rodrigues, mas também os camarotes leoninos desta vida. As personagens que dedicaram os últimos 4 anos a falar mal de Bruno de Carvalho porque sim, tiveram hoje a sua resposta final. Ninguém liga para o que dizem, ninguém os leva a sério, tudo foge deles. 
Certamente que o Camarote Leonino não encerrará portas e irá continuar - quiçá com mais fervor - a sua cruzada anti-Bruno. Não poderão é contar com aquela "certeza" de que falariam por uma maioria silenciosa que nunca se manifestou. O Camarote continuará a fazer as delicias dos adeptos rivais, desejosos que estão de narrativas anti-Bruno. Triste sina a deste blog, que de retrato dos "verdadeiros sportinguistas", acabará em leitura de cordel de anafados lampiões e andrades, cumprindo assim o seu papel de idiotas úteis.
Quanto a Pedro Madeira Rodrigues, estas eleições foram um verdadeiro jackpot. De ilustre desconhecido, passou a sportinguista famoso. O seu anti-brunismo primário, que lhe toldou as vistas durante a campanha eleitoral, abriu-lhe as portas do mediatismo. A nossa comunicação social não gosta de Bruno de Carvalho, e isso vê-se no tempo de antena que cedem a figuras do universo leonino que o criticam. PMR terá a partir de agora também o seu espaço mediático para explorar. Caber-lhe-á apenas a ele decidir o que fazer com essa exposição. Ou torna-se, à semelhança do Camarote, numa espécie de "sportinguista de estimação" dos nossos rivais, ou então interioriza as razões da sua derrota e muda de postura. Parece-me que o candidato derrotado não é daqueles que toma "banhos de humildade", preferindo talvez manter a sua pose altiva. Mas, quem sabe, talvez nos venha a surpreender, despindo o seu fato de anti-Bruno e preferindo enveredar por uma oposição credível, digna, coerente e assertiva.
O anti-brunismo continuará a saltitar por aí, seja levado pela mão da lampionagem e dos andrades, seja pela conveniência mediática. Continuaremos a assistir ao desenrolar de mentiras e deturpações sobre Bruno de Carvalho. Apesar da derrota esmagadora, estes antis não desapareceram da face da Terra, não. Simplesmente deixaram de contar como alternativa séria para o clube.  

10 comentários:

  1. Não esquecer o Dia do Clube, tão ou mais aziado que o Camarote.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Dia de Clube, a dada altura, até começou a criticar a campanha do PMR, acabando por ter a lucidez de não apoiar o caminho que o candidato tomou. Só por isso já merece o meu respeito :)
      Só por curiosidade, e o que é feito do Ricardo Leão do Camarote? Estará perdido no mesmo buraco onde está a vitória que previu para PMR???

      Eliminar
  2. Temos lido cronicas bastante negativas ou manipuladoras no A Norte de Alvalade, Sangue Leonino e Leoninamente (absoluta - e negativa - surpresa esta do Alamo).

    E És a Nossa Fé continua, pela mão de um dos seus bloguers, a dar destaque a posts e cronicas carregadas de ruído e veneno.

    O anti-brunismo é um factor.

    O anti-Sporting é o factor mais pesado.

    É incrível (pois não vejo o mesmo passar-se na blogosfera Portista) como os tantos blogues ditos do Sporting se encarregam de espalhar uma mensagem deturpadora e causador de instabilidade. Quando me perguntam se é possível que tantos blogues pseudo-sportinguistas sejam efectivamente lampiónicos...eu só digo, façam snapshots ou o download das páginas/cronicas/posts ao longo dos ultimos meses. Façam-no e decidam por vocês próprios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Chronus,

      Desde que as críticas sejam objectivas, assertivas, sinceras, nada tenho contra elas. Antes pelo contrário, é salutar haver quem pense diferente do mesmo assunto.
      O problema do anti-brunismo começa logo na dialética. Distorce retoricamente o que de bom (e foi muito) que se fez depois de 2013, quando antes disso fazia-se (muito) pior. Podemos discordar de muita coisa que o actual presidente faz. Agora, não reconhecer que entre 2008 e 2013 o clube entrou numa espiral regressiva que quase lhe custou a existência e que essa mesma espiral foi revertida por este presidente, é intelectualmente desonesto. E o anti-brunismo vive mesmo disto, da desonestidade intelectual dos seus apregoadores.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Entendo-te perfeitamente. E partilho o ponto de vista, até.

    Repara, assumo que não nutro grande simpatia pelo JJ (por muito que tente, não consigo esquecer as atitudes e o que saiu da sua boca enquanto trabalhou para os "outros"), e sempre advoguei que o Sporting deve falar mais por outras pessoas do que por BdC.

    Não me repugna que Sportinguistas (sócios ou não) tenham uma opinião menos positiva acerca de BdC. O que, isso sim, me causa repulsa é o recurso ao veneno constante para atacar o BdC; quero com isto dizer, o oportunista sempre se servirá de circunstancias e de certos eventos para uma vez mais atacar BdC.

    Sendo absolutamente claro, os blogues que menciono acima (já vi, noutros sitios, uma lista de blogues supostamente Sportinguistas em que a mensagem passada para o mundo Sportinguista é, letra por letra, copiada da propaganda do Polvo Vermelho, e essa lista é...extensa) primam por, de forma mais ou menos aberta, mais ou menos carregadas de subterfúgios (caso de um dos bloggers do És a Nossa Fé), passam uma mensagem corrosiva, mensagem essa que lentamente se infiltra e passa a ser aceite pelo colectivo Sportinguista.

    Se em alguns casos, a proximidade com a propaganda lampiónica é inegavel e obvia, noutros é antes a teia de amigos e amizades (perigosos, diria) que faz certos bloggers subir ao comboio da critica fácil, oportunista, anti-Sporting.

    Diversidade de opiniões é natural e não deve ser coarctado.

    Mas, tal como com os erros dos arbitros, é de esperar, é de exigir que os erros não aconteçam só para um lado; as opiniões/cronicas/posts sempre a atacar BdC e o Sporting, independentemente das circunstâncias, não têm os interesses do Sporting em vista.

    ResponderEliminar
  5. Compreendo essas palavras no que respeita ao Camarote, cuja orientação é evidente, ou ao Dia do Clube. Mas generalizar isso a toda a gente que critica o que pensa estar mal...isso é algum índex, ou quê? Faltaria que os Sportinguistas tenham que pensar todos pela mesma cartilha...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está a desvirtuar o que eu disse e a socorrer-se de uma falácia (tão ao gosto dos lampiões).

      Não generalizei, apontei casos concretos (já percebi que muitos que fingem ser do Sporting defendem esses nomes).

      Faltaria que os lampiões e os seus peões venham a blogues Sportinguistas dizer que a critica destrutiva que eles alimentam fanaticamente é uma critica que tem de ser aceite por nós.

      Eliminar
  6. Meu caro, lampeão será a sua tia, com licença da senhora que não merece seguramente este tratamento. A sua reacção é igual à do Camarote, mas de sinal contrário. Lá sou soldadinho da falange, para si sou lampeão. Quem lhe disse a si que tem o dom de poder determinar quem é ou não é sportinguista? Aprendeu com o City Lion, é? Se não concorda, argumente, não insulte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sua reacção diz tudo (e a fraca linguagem corrobora-o).

      Repito:

      desvirtuou o que eu disse e socorreu-se de uma falácia (tão ao gosto dos peões do Polvo Vermelho). Era o que faltava virem os lampiões a blogues Sportinguistas dizer que não podemos reagir contra as críticas destrutivas que semeiam.

      Mais: o comentário inicial dirigiu-se àqueles que, contrariamente a muitos outros blogues leoninos, nada mais fazem do que lançar veneno a coberto de liberdade de expressão e direito de criticar. Pela sua reacção de virgem ofendida (tão ao gosto dos lampiões)...Pois.

      Eliminar