sábado, 25 de março de 2017

Hoje joga a selecção

É por demais evidente que o marketing que a FPF actualmente está a fazer, pretendendo colar-se o mais que possível ao benfica. Sinceramente, não é algo que me choca. O próximo jogo será no estádio da Luz e haverá por parte da federação uma tentativa para mobilizar os adeptos que estariam mais receptivos a deslocar-se àquele estádio.
Não me surpreende, portanto, que jogadores como Renato Sanches, Eliseu ou Pizzi, tenham tido mais destaque esta semana que os restantes. Só Nelson Semedo é que parece ter ficado mais resguardado dos holofotes mediáticos.
Quanto às escolhas do seleccionador para este jogo, Fernando Santos continuou fiel a si mesmo: convocou os seus meninos queridos todos, mesmo que não estejam a jogar ou estejam em má forma. Renato Sanches, André Gomes e Eliseu continuam a aparecer ali, assim como Bruno Alves e Éder. Destes cinco, acho que o único que realmente merecia ser convocado era o Éder, por ter feito o que fez na final do Europeu. Os restantes jogadores que citei apenas ainda por ali andam devido ao seu estatuto.
Em sentido inverso saúdo que Gelson Martins, Pizzi e André Silva comecem a merecer a confiança do seleccionador e repitam as suas convocatórias. No caso particular de Gelson, era incompreensível a sua ausência nos jogos da selecção, pelo que esta reiteração na sua convocatória é um claro voto de confiança no seleccionador. Outro destaque é a chamada de Bruno Varela para o lugar do lesionado Anthony Lopes. Esta chamada é inteiramente merecida para o guarda-redes sadino, que tem estado a fazer um excelente campeonato. Desconheço se o benfica ainda tem algum direito de opção sobre o jogador, mas é provável que Bruno Varela se lance em voos mais altos no final da presente época.
Como este blog é sobre os desabafos de um sportinguista, é por esse prisma que eu analiso o actual momento da selecção, e não por uma qualquer máscara de isenção embebida de patriotismo. E como sportinguista tenho tido muitas razões para não levar a sério aquela máxima de que "esta é a selecção de todos nós!". Não é só culpa de Fernando Santos, pois já com Paulo Bento e Queiroz sentia o mesmo. É frustrante ver como os jogadores do Sporting são preteridos por outros jogadores em condições semelhantes. Ainda não esqueci a não convocatória de João Moutinho para a África do Sul, a escolha de André Almeida e Rúben Amorim para o Brasil, deixando de fora Cedric e Adrien. E a teimosia de Fernando Santos no último Europeu, insistindo numa fórmula que deixou o nosso meio-campo de fora, que nos ia custando a passagem da fase de grupos.
Acredito que os jogadores do Sporting tenham interiorizado que para eles não é fácil ser-se convocado. Rúben Semedo, Podence, Palhinha, Geraldes, etc., certamente saberão que só vestirão a camisola das quinas quando estiverem no máximo da sua forma. Não serão "convidados" como por exemplo Ivan Cavaleiro foi. E é este tratamento desigual que me irrita e faz-me afastar dos jogos da selecção.
Quanto ao jogo de logo, espero que Portugal ganhe e que nenhum jogador leonino se lesione. Rui Patrício será de certeza titular. William não acredito que jogue de inicio, podendo talvez vir a ser utilizado na parte final do jogo para segurar um resultado positivo. Gelson também não deverá ser utilizado de inicio, mas aqui eu acredito no seu lançamento numa fase ainda decisiva do jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário