segunda-feira, 6 de março de 2017

Como lidar com o empate de ontem

Há duas formas de lidar com o que aconteceu ontem à noite.
- A forma "caga nisso":
Uma das formas, que eu aconselho pois evita problemas cardíacos durante a semana, ataques de raiva no trânsito e insónias à noite, é olhar para o resultado de ontem, encolher os ombros e pensar "caga nisso, pró ano é que é!" ou "que se lixe, o que está perdido, perdido está!". Claro que ontem tivemos uma manifestação esmagadora de sportinguismo, o presidente fez um discurso arrebatador, meio mundo desportivo ainda está espantado com o que lhes mostrámos no sábado. Mas ontem, que mais poderíamos esperar? Se a equipa já não tem aquela cenoura à frente dos olhos para correr, que é a luta pelo campeonato, vão-se motivar como? O Jesus vai inventando tácticas para o próximo ano, o Esgaio vai-se fazendo (???) lateral-esquerdo, o William já está com um pé em Manchester, o Alan perde mais umas gramas... o que interessa é começar a próxima época fortíssimos! Esta já deu mesmo o que tinha a dar, o terceiro lugar é nosso (huuummmm....).
Enquanto passamos os olhos pelo feed do Facebook, gozamos com o facto da lampionagem continuar a falar da equipa que está a 12 pontos, mas nós é que só pensamos neles, nós é que somos os antis, os carneiros, os coreanos, etc. Seguimos com agrado o recital que as nossas camadas jovens estão a passar nos respectivos campeonatos, levando-nos a sonhar num inacreditável "triplete" na formação. Era lindo, depois da comunicação social (bardamerda para eles!) já quase ter encerrado a Academia, este ano ganharmos o campeonato de juniores, juvenis e iniciados. Juntemos mais duas medalhas de atletismo "made in Sporting", a vitória feminina do corta-mato, a vitória no Andebol... E sim, o Bruno disse que íamos ser campeões nos próximos 4 anos, por isso este já não conta. Pensar em como isso vai ser possível... é melhor não, para já. Penssemos nisso lá para o verão.
- A forma "car*?#&/%alho!!! P$#@ que os pariu!!!":
Se já não estão preocupados em ter mais uns 30 cabelos brancos, se aquele sopro que sentem no coração já faz parte da mobília, se até dá jeito ter insónias de noite porque gostam de ver as tele-vendas na TV, então pensem assim: "Catraphonix!!!!! COMO É QUE É POSSÍVEL???? Depois de tudo o que se passou ontem, com os sócios moralizados, o presidente eufórico, o estádio com 40 mil nas bancadas a gritar.... e sai-me esta bosta??????". (Inspira... expira... inspira... expira...).
Pois. Ainda hoje não consigo perceber porque é que não houve uma injecção de adrenalina no balneário, depois dos acontecimentos de sábado. Os jogadores e o treinador foram votar, certamente terão visto a multidão que estava nas filas. Também acredito que tivessem ouvido e lido as notícias na manhã de domingo. No actual contexto classificativo, se haveria jogo em que a equipa teria mil e uma razões para se motivar, ontem era esse o jogo. Parte dos 86% dos votos em BdC também foram votos de confiança no treinador e jogadores. Não percebo como ao fim destes anos todos, pois isto não é de agora, é algo que caracteriza as nossas equipas há já largos anos, ainda haja tanta dificuldade em contagiar os jogadores com a galvanização que emana das bancadas.
Além da atitude amorfa da equipa, também não ajudaram as decisões de JJ. Aquela dupla substituição foi trágica, deixar Podence no banco é ridículo. A forma como partimos a equipa na segunda parte é inadmissível. Não gostei, achei patético, desrespeitoso até, ignóbil. E atenção, que o terceiro lugar não está garantido! E não, nem me passa pela cabeça perder 8 pontos (agora 6) de avanço sobre o Braga.

1 comentário: