segunda-feira, 13 de março de 2017

Promessas e certezas

É certo que foi contra o último classificado, mas na primeira volta estivemos a um triz de perder contra eles. E no ano passado bem que podíamos ter chorado depois de termos empatado com este Tondela em casa, pois - quem sabe - se não foram por esses 2 pontos perdidos que não fomos campeões.
Uma goleada é sempre uma goleada. Mas esta deixou-me particularmente satisfeito. Desde logo JJ aceitou aquela tremenda evidência de que se quer começar a preparar a próxima época sem descurar pelo último objectivo desta (o 3.º lugar), devia jogar com quem está motivado. A chamada de Podence ao onze inicial não só era uma evidência com um merecido prémio à forma como o jogador se tem destacado desde que regressou de Moreira de Cónegos. Para mim é claro que Podence irá ser um dos nossos jogadores em destaque no próximo campeonato, fazendo para o ano o que Gelson fez neste. Matheus Pereira, que esta época tem sido pouco utilizado, apareceu no jogo em crescendo. Aquela imagem do JJ a dizer-lhe para jogar como treina é demonstrativa de duas coisas: primeiro, o modo simples como o treinador incentiva o seu jovem jogador, falando de uma forma clara como a água; segundo, o facto de que Matheus Pereira entrou em jogo tenso, tendo ganho confiança ao longo da partida, demonstrando também que precisa de mais minutos para cimentar essa mesma confiança. Matheus é um dos jogadores mais habilidosos que passou na nossa equipa, ainda com imenso potencial para desbravar. JJ tem de apostar mais vezes nele, pois percebe-se que só assim conseguirá fazê-lo explodir. A entrada de Francisco Geraldes a cinco minutos do fim pareceu curta para este nosso jovem e grande jogador, mas vimos ali o suficiente para nos deixar em pulgas nos próximos jogos: garra, ganas de ganhar, habilidade. Talvez ainda seja cedo para entrar já no onze inicial, mas salta à vista de todos que JJ terá de lhe dar mais minutos nos próximos jogos, tal como foi fazendo com Podence.
Não podíamos falar do jogo de Tondela sem frisar o poker de Bas Dost. Não me parecendo que o jogador saia no final da época, salvo uma proposta do outro mundo, os sportinguistas tem mais um motivo para confiar numa época 2017/18 melhor que esta. Apesar de já estar pouco em jogo, percebe-se perfeitamente que o goleador está comprometido e focado no Sporting, o que é excelente.
Outro jogador que teria obviamente de falar era de Iuri Medeiros. Parecia que estava esquecido mas a recente boa exibição contra o Marítimo fez-nos lembrar dele. Quiçá inspirado pela exibição dos seus antigos companheiros, também ele aproveitou esta leva, como que gritando a quem o quisesse ouvir de que ainda está vivo e pronto a servir o Sporting na próxima época. 
Olhando para o jogo de sábado, apesar de todo o contexto favorável à nossa equipa, não podemos de deixar de constatar esta amarga realidade: será que com estes jogadores na equipa principal, estaríamos hoje a 12 pontos do primeiro classificado, eliminados das taças e competições europeias?

3 comentários:

  1. Billy,

    com excepção dos ultimos dias, passámos meses a ouvir comentadores (como o Dolbeth diz e bem, "comentadeiros") e pseudo-jornalistas a vilipendiar o JJ. E, tristemente, vi, ouvi e li muitos Sportinguistas a ir na cantiga (oriunda do Polvo Vermelho).

    O JJ cometeu erros. Claro. Mas enquanto um certo treinador mediano comete erros e é tratado como um "doutorado", os outros (especialmente JJ) são desrespeitados. Enquanto um certo treinador mediano comete erros e as ajudas mantêm a equipa num inacreditável primeiro lugar, JJ é "punido" brutalmente com roubos descarados.

    Finalmente, começamos a ver bastantes Sportinguistas a acordarem para a realidade e a sacudir as influencias da central de intoxicação do Polvo Vermelho (slb).

    O que aí vem (Bilel, Pedro Marques, Iuri, Geraldes, Podence, Palhinha, Matheus, Empis, Baldé, Gauld...e ainda mais) é de tal forma fenomenal e tem um tal potencial que só pode significar um futuro risonho para o Sporting, quer desportivamente, quer financeiramente. Parece-me que o JJ tem capacidade para trazer todo este potencial para o nível mais elevado do nosso futebol.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho a teoria de que o JJ aposta em jogadores jovens, se forem bons. No Sporting não teve medo de lançar o Gelson, o Rúben Semedo e agora estes todos. No benfica lançou os que lançou porque na altura não tinha melhor. Vê o que deu o André Gomes. E o Bernardo Silva está a dar agora porque amadureceu, pois na altura que estava lá ainda denotava muita insegurança, como na final do campeonato europeu sub-21 onde se recusou a bater o penalty decisivo.
      Aliás, a teoria do "cubo mágico do Seixal" está em consonância com a da "decadência de Alcochete", que até foi aproveitada pelo Madeira Rodrigues para atacar o Bruno. Um dia destes mando o meu bitaite sobre esse assunto.

      Eliminar
  2. Concordo, Billy.

    A imprensa estrangeira vê nos jovens que referi "imenso potencial". A imprensa estrangeira vê na nossa Academia um centro de formação e potenciação de jogadores ao nível de La Masia (FC Barcelona).

    Quer os juniores, quer a Equipa B, têm jogadores de alta qualidade.

    Se JJ for inteligente e realmente tudo fizer para ver o Sporting a dominar tudo e todos, então bastará apostar nestes jovens em detrimento de apostas no escuro estrangeiro.

    Quanto ao "cubo mágico do seixal", ainda há dias (aquando da derrota humilhante com o Dortmund) o imbecil e anão RGdS dizia que o slb (Polvo Vermelho) tem "jogadores por essa Europa fora", como se a aposta na formação fosse um FACTO (mentira) e se esses jogadores fossem uma mais valia nas equipas que os compraram (outra mentira: Sanches, Andre Gomes estão classificados como flops e Cancelo como "jogador irregular").

    A Academia do Sporting tem métodos de primeira linha. Tem resultados comprovados (número de jogadores a actuar na equipa principal, número de jogadores campeões europeus, 2 jogadores com 5 Bolas de Ouro).

    Os papalvos de Carnide e Seixal têm conversa e tretas.

    ResponderEliminar