quarta-feira, 15 de março de 2017

Futebol 2017/2018 - A direcção desportiva

Nunca mais é Agosto!
Com a actual época praticamente encerrada, e não se vislumbrando uma oscilação da nossa posição na tabela classificativa, importa começar já a pensar no próximo mês de Agosto.
Além do inicio da nova época, em Agosto deveremos dar o pontapé de saída do play-off de acesso à Champions. Teremos muita coisa em jogo logo no início, pelo que é bom que o nosso futebol versão 2017/2018 esteja já a ser preparado.
Comecemos pelo topo. Sem grandes surpresas, Bruno de Carvalho deverá manter a sua directa influência sobre o futebol profissional. Liderará os dossiers principais, como as vendas dos nossos melhores jogadores, bem como as aquisições que necessitarão de mais músculo. Apesar do voluntarismo do nosso presidente, o futebol profissional é demasiado pesado para merecer a sua atenção permanente, quando outras áreas do nosso clube também o necessitam. Quem vai ser o seu braço direito na preparação da nova época, é uma das principais questões do momento.
O nome de André Geraldes parece o melhor posicionado para ser esse braço direito do presidente, o que para mim não é propriamente bom. Sem querer por em causa o seu profissionalismo ou a sua vontade em ajudar o Sporting, tenho dúvidas que André Geraldes seja a solução ideal dos nossos problemas. O cargo de director desportivo é demasiado específico para ser conduzido por alguém sem experiência no futebol profissional. E se há lugar onde precisamos de alguém experiente, competente e capaz é na condução do futebol profissional. Tenho por isso a ideia de que a ser nomeado, André Geraldes será mais um "adjunto" do presidente do que alguém com plena autonomia para gerir a nossa equipa. É curto, pois falta ali alguém que perceba "mesmo" de futebol: quem o tenha jogado, quem tenha olho para ver num miúdo de uma equipa secundária um futuro craque, quem saiba injectar uma dose de motivação no balneário após um desaire.
Nos níveis seguintes, ontem li aqui que Aurélio Pereira será o coordenador do recrutamento e Manuel Fernandes poderá vir a chefiar o scouting do Sporting. É uma ideia que me agrada, pois creio que o nosso antigo capitão tem know-how suficiente para desempenhar essas funções ou, num outro contexto, toda a gestão do futebol profissional. De qualquer das formas, esta é uma área onde ao fim de quatro anos a actual direcção ainda anda a experimentar soluções, pelo que a próxima época ainda será um teste a esta estrutura. JJ tem toda a razão quando diz que neste ponto os rivais tem anos de avanço sobre nós. E aqui estamos mesmo a rolar contra o tempo. Esperemos que agora com bons resultados.
Por fim, deixo aqui uma sugestão. Pedro Madeira Rodrigues esteve bem quando anunciou que uma das lacunas do Sporting seria a falta de alguém no balneário que funcionasse como elo de ligação entre a equipa e a direcção e injecte motivação no balneário. Octávio tem feito esse papel, acumulando com o de director desportivo. Não acreditando eu que o Palmelão continue no Sporting na próxima época, e não sendo André Geraldes experiente nessa matéria, acho que deveríamos chamar alguém para desempenhar esse papel. Alguém que puxe pelos muitos miúdos que vamos lá ter para o ano e lhes diga o que é jogar, sofrer e ganhar com a verde e branca. Alguém que quando vir aquelas pernas a tremer lhes dê um calduço para manter a calma. Alguém que os ponha a cantar o "Mundo sabe que" no balneário antes dos jogos. Obviamente que Delfim não é essa pessoa, mas o Sporting tem um conjunto de antigos jogadores, alguns deles ex-capitães de equipa, com perfil para esse lugar. Logo à primeira lembro-me de Oceano, um grande sportinguista e um exemplo de jogador que deixava tudo em campo. Outros nomes também poderiam ser aproveitados, apesar de agora terem outras expectativas, como Beto  (já deu sinais de se querer lançar no mundo do dirigismo desportivo) ou até Sá Pinto (que me parece que quererá continuar a sua carreira de treinador). 

2 comentários:

  1. "Alguém que puxe pelos muitos miúdos que vamos lá ter para o ano e lhes diga o que é jogar, sofrer e ganhar com a verde e branca. Alguém que quando vir aquelas pernas a tremer lhes dê um calduço para manter a calma. Alguém que os ponha a cantar o "Mundo sabe que" no balneário antes dos jogos."

    Assim de repente para este papel poderia sugerir o Rui Patrício ou o Adrien...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é o papel de um capitão, sim. Mas acho que alguém mais velho, com estatuto de "velha glória", seria melhor.

      Eliminar