domingo, 5 de fevereiro de 2017

O Epílogo de uma Época

No que à luta pelo primeiro e segundo lugar diz respeito, ontem a questão ficou arrumada. Só um monumental descalabro da dupla da frente e uma super 2.ª volta nossa, permitiria que chegássemos lá acima.
A actual época ainda não acabou. Temos um 3.º lugar para ganhar e para garantirmos o acesso ao play-off da Liga dos Campeões. O Braga parece-me em queda e não creio que o Vitória de Guimarães tenha pedalada para lá chegar. O 3.º lugar é um tónico suficiente para JJ motivar os nossos jovens para os jogos que ainda faltam.
Ontem assistimos ao repetir de um filme que se tornou viral esta época. 45 minutos de avanço ao adversário, harakiris defensivos, atitude dominadora em parte do jogo com falhanços inacreditáveis à frente da baliza. Nem o puxãozinho do árbitro faltou.
JJ surpreendeu metendo Matheus de início. A aposta num jogador jovem, que esta época praticamente ainda não tinha jogado, lançando-o literalmente para as feras, tinha tudo para correr mal. Boa parte da nossa inoperância na primeira parte resultou da falta de um jogador dinâmico naquela zona do terreno. Não se viu Matheus, não se viu Gelson nem Bryan, muito menos Dost. Se era para surpreender, porque não meteu o Geraldes de início? Tem mais minutos de I Liga e chegou motivadíssimo à equipa. Incompreensível.
Nas laterais, mais do mesmo. Schelotto varia entre o sofrível e o satisfatório. Marvin é medíocre. É impossível ser-se campeão com tão maus laterais.
Na segunda parte agradou-me a atitude da equipa. Alan Ruiz parece-me determinado a provar que é um jogador com quem contar e Esgaio aproveitou bem a oportunidade concedida, conseguindo tapar os buracos à esquerda. O que na 2.ª parte sobrou em transpiração, faltou em inspiração. Ao contrário de outros jogos não quebrámos aos 70 e tal minutos e conseguimos manter a pressão até ao final do jogo. Mas, como em outros jogos desta época, não chegou.
Hoje olho para o líder provisório do campeonato e não posso deixar de ficar estarrecido por ver que este porto está já com 9 pontos de avanço sobre nós. Mas depois olho para os golos sofridos e vejo que eles tem metade dos nossos. Aliás, dos 8 primeiros (com um jogo a mais, é certo) temos a pior defesa deles. E boa parte desta nossa época explica-se por aí: péssimo jogo defensivo.

Para o fim deixo Palhinha.
Sim, o primeiro golo é uma tremenda falha deste jovem jogador. JJ poderia ter tido outra postura no flash-interview? Poderia, mas estamos a falar de JJ, pessoa autêntica e directa, pouco dada a discursos enviesados. O discurso de JJ contêm uma panóplia de lugares comuns a que nos teremos de habituar até Maio. Que esta equipa é jovem, vai cometer erros, que nesta altura era necessário dar um passo atrás para depois dar dois passos à frente. Só lamento que o passo atrás tenha chegado com 5 meses de atraso. E de que vale criticarmos as palavras de JJ se no próximo jogo em Alvalade começarmos a assobiar os nossos jovens ao primeiro erro? 
E já agora, temos algum lateral-esquerdo decente na formação???

Sem comentários:

Enviar um comentário