quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Nunca mais chega o debate!

Um pouco por toda a blogosfera sportinguista, começaram já a discorrer sobre o conteúdo programático da candidatura de Pedro Madeira Rodrigues, bem como do que vai apresentando durante a campanha eleitoral. E salvo alguns excepções de camarote, nota-se a decepção pela forma oca como a campanha de PMR tem decorrido
Na próxima quinta-feira teremos o que eu considero a prova de fogo do candidato PMR, provavelmente a única. Irá enfrentar o actual presidente, que pelo que se viu noutros debates, irá estar num plano onde se sente bem (lembro-me do debate de 2011 contra os outros candidatos, mas também me lembro da forma como meteu Pedro Guerra no bolso em 2015). Salvo algum factor extraordinário, não acredito que PMR leve a melhor, pois ao contrário de BdC, já se percebeu que não reage bem a situações de aperto.
Esperava-se que a candidatura de PMR pusesse em apuros ou apertos BdC, mas tem-se visto precisamente o contrário. Apesar da boa comunicação social do candidato CityLion (ontem lá estavam eles no Aeroporto à sua espera), tem-se notado um certo embaraço em explicar os últimos desenvolvimentos da sua campanha:
1) Continua a faltar o nome do seu treinador e director desportivo, apesar dos constantes soundbytes que a sua "imprensa amiga" vai mandando;
2) A história do fosso, das cadeiras e dos LEDs por 1,5M€ não convenceu;
3) A ida às Arábias, depois de ter criticado os investidores russos de BdC em 2011. Neste caso, não só não soube explicar o que dali resultou (falaram do naming do estádio), como já chutou novos desenvolvimentos para depois das eleições, quando ganhar...
Por enquanto a táctica do rumor tem sido a única utilizada pela candidatura para passar ideias. Vão surgindo alguns nomes na imprensa amiga, como Pedro Barbosa para director técnico ou Rui Jorge para treinador. Apesar de não serem confirmados, esta táctica vai atingindo o seu objectivo de se ir falando do candidato nos cafés, de por os sportinguistas a discutir se o Rui Jorge vai apostar mais na formação que JJ ou se Pedro Barbosa não faria melhor que o Octávio. É aquela velha máxima, de que não importa se se fala bem ou não, desde que se fale. Quiçá uma ideia dos amigos publicitários de PMR.
Talvez avisado que o o anti-brunismo não seria a melhor táctica a seguir, PMR largou por momentos essa sua faceta, deixando-a para os seus inefáveis amigos. Basta ir ao Camarote Leonino para se perceber qual é a nova telenovela inventada pelos amigos do CityLion: o número de sócios do Sporting. Como em tantos outros assuntos, a táctica é igual: falar no tema, insultar quem contrapõe, continuar a falar, dá-lo como certo e com isso beliscar a presidência de BdC. 
A 22 de Fevereiro de 2017 é esta a oposição da actual direcção do Sporting Clube de Portugal: um vazio de ideias, uma tremenda vontade de apanhar o bocado, pois ele agora já tem "chicha", anti-brunismo primário, como insultar e denegrir o presidente e os seus apoiantes, menorizar as conquistas feitas desde 2013. E é este anti-brunismo primário que me assusta, pois temo que muito em breve (ou terá já começado) descambe em anti-sportinguismo descarado, como aquele que vem do outro lado da 2.ª circular.

Sem comentários:

Enviar um comentário