quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

A lampionagem e o #FicaBruno: Aquele nervosismo miudinho

Paralelamente à discussão em torno da AG do Sporting de 17FEV, surgiu nas redes sociais um movimento de benfiquistas em apoio de Bruno de Carvalho, identificável pela hashtag #ficabruno. Sem surpresa, o movimento foi lançado pelo blog Nova Geração Benfica, onde um dos seus colaboradores é o inenarrável Rui Gomes da Silva. O ex-ministro já por diversas vezes tentou vender-nos a narrativa de que Bruno de Carvalho na presidência do Sporting é sinónimo de vitórias para o benfica, pelo que entre gracejos e galhofa vai-nos tentando impingir essa ideia. Lembro que Pedro Madeira Rodrigues chegou a usar esse argumento contra Bruno de Carvalho, durante a campanha eleitoral de 2017.
Esta apoio lampiónico à permanência de Bruno de Carvalho deixou-me intrigado, por diversos motivos. O principal é que são precisamente os lampiões quem mais tem atacado o actual presidente do Sporting. Isso é visível na forma como mantém contacto com os adversários de Bruno de Carvalho, patrocinando fugas de informação que visam sempre enxovalhar o seu nome na praça pública. Noutro plano, mas tão ou mais importante do que o primeiro, basta ouvir o que dizem do nosso presidente os lampiões nos cafés, transportes públicos, televisões, filas de supermercado, etc. Ele é o coreano, o trinca-bolotas, o ditador, entre outros epítetos de igual calibre. Sobram alguns benfiquistas, como Ricardo Araújo Pereira, que entre as névoas da rivalidade consegue manter a lucidez e vislumbra no presidente sportinguista algumas virtudes.
Se o geral da lampionagem detesta Bruno de Carvalho e envereda naquele discurso fácil de que é ele quem está a estragar o bom futebol português, então porque motivo um "senador" benfiquista como é Rui Gomes da Silva, patrocinado pelo blog NGB, arrasta outros lampiões que acham que afinal Bruno de Carvalho até serve os seus interesses? Olhando assim de alto para o panorama desportivo português, diria que esta graçola do ex-vice-presidente encarnado lembra aqueles momentos de nervosismo miúdo, onde para disfarçarmos uma situação embaraçante ou um temor iminente, soltamos risinhos nervosos para passarmos uma ideia de situação controlada, quando na verdade sabemos que caminhamos para a tragédia. Senão, vejamos.
No panorama do futebol sénior, efectivamente a coisa tem corrido bem ao benfica. Conquistaram o inédito tetra mas esses campeonatos conquistados estiveram longe de ser passeios, como aconteceu com o porto no final do século passado, quando foram pentacampeões. Todos os campeonatos foram conquistados nas últimas jornadas, o que contrasta com a ideia de "domínio" avassalador. Mas mais padre, menos voucher, podemos dizer que no futebol sénior tem dominado nos últimos anos.
O panorama muda de figura quando analisamos as camadas jovens de futebol ou as modalidades mais importantes depois do futebol. Nas camadas jovens, verificamos que nos juniores os lampiões não são campeões há 5 anos, enquanto o Sporting é o actual campeão nacional. Nos últimos 5 anos, o porto conquistou dois campeonatos e o braga um. Em juvenis somos bicampeões nacionais, enquanto o benfica não ganha a prova desde 2015. Em iniciados, os lampiões são bicampeõs nacionais, numa prova onde o campeão alterna desde 2011 entre Sporting e benfica.
Nas modalidades, importa referir que tirando o andebol e futsal, o Sporting começou de trás, face ao benfica. E mesmo aqui não se pode falar bem em "pé de igualdade", pois como é sabido o Sporting não tinha o seu próprio pavilhão, o que lhe conferia uma desvantagem face ao benfica. Mesmo assim, em andebol somos os actuais campeões nacionais, numa prova dominada pelo porto e onde o benfica, o melhor que conquistou nos últimos anos foi uma taça de Portugal. Em futsal somos bicampeões da modalidade. Nos últimos 5 anos conquistamos quatro campeonatos, naquela que é actualmente considerada a mais popular modalidade de pavilhão. No futsal o benfica teve protagonismo até há cerca de seis anos, quando conquistaram o tricampeonato e a final four europeia de clubes. Mas é mais ou menos consensual que actualmente é o Sporting quem domina a modalidade.
Nas outras modalidades de pavilhão onde partimos atrás do benfica, pois as nossas secções profissionais estavam extintas até há pouco tempo, temos assistido a um aproximar sustentado ao nosso rival lisboeta. No hóquei, já nos estávamos a chegar do trio benfica/porto/Oliveirense, que tem dominado a modalidade nos últimos anos. Ainda é cedo para falarmos deste ano, mas as prespectivas são animadoras: estamos em segundo lugar logo atrás do benfica. Veremos como nos aguentamos (e os outros se aguentam) até ao fim. No vóleibol, a coisa correu melhor que no hóquei, pois logo no primeiro ano estamos lançados destacadíssimos na frente para a conquista do campeonato. Nesta modalidade o benfica teria pergaminhos a defender, pois além de campeão nacional, conquistou esse título quatro vezes nos últimos 5 anos.
Em futebol feminino, onde o benfica já prometeu começar a competir na próxima época, o Sporting tem estado a dominar desde que criou a respectiva secção profissional. No basquetebol domina o benfica, aqui sem a presença do Sporting que desisitiu da ideia de reactivar a sua secção profissional. No atletismo, Sporting e benfica tem dividido salomonicamente as suas vitórias em feminino e masculino. Apesar disso, o Sporting conquistou nos últimos dois anos três competições europeias de clubes (europeu feminino de pista e corta-mato feminino e masculino).
Como facilmente se verifica, o Sporting cresceu e muito desde que Bruno de Carvalho chegou ao Sporting. Nas modalidades estamos a dominar o futsal, em andebol podemos passar o porto em hegemonia e podemos fazer o mesmo ao benfica em vólei. No hóquei já nos estamos a posicionar para lutar directamente pelo campeonato nacional. Nas camadas jovens de futebol reconquistámos o nosso espaço, no futebol e atletismo feminino dominamos. Mesmo no atletismo masculino, onde aqui o benfica tem mantido a hegemonia, acabámos de conquistar mais um título europeu, desta feita em corta-mato. Quanto ao futebol sénior profissional, que é sem dúvida o que mais nos interessa, facilmente concluímos que estivémos muito melhor nestes últimos 5 anos do que nos anos anteriores. Ainda não conseguimos o tão almejado título de campeão nacional, mas se olharmos para a evolução de todas as modalidades do clube nestes últimos anos (ao fim e ao cabo, a evolução do Clube como um todo), não é dificil concluir que mais cedo ou mais tarde, com mais ou menos padre ou fruta, chegaremos lá. E uma vez lá chegados, destituiremos a hegemonia de quem agora está no topo. Daí o nervosismo miúdinho da lampionagem.
Esperem para ver.
#FicaBruno

4 comentários:

  1. Loool!! #ficabruno

    Obrigado pela menção!

    No entanto, faço alguns reparos ao que escreves. O NGB não é nem nunca foi um blogue anti qualquer coisa. É um blogue pró-Benfica. Só. E por isso muitas vezes é classificado pelo status quo de anti Vieira.

    Está lá escrito nos arquivos as vezes que saudamos a chegada de BdC ao Sporting para livrar o vosso clube da geração Roquette que vos deixou na miséria e subalternizados ao FCP.

    Quem concorre com o "vosso espaço" no futebol português é o FCP e não o SLB. Não é por acaso de que o FCP enquanto vos tem controlados a bater no SLB vence sempre. Lembras os anos de Paulo Bento?

    Com SLB e SCP fortes, o FCP é uma anedota. O vosso erro é acharem que o ódio ao SLB é que vos faz mais fortes. Pelo contrário, é o que vos torna mais fracos e vulneráveis.

    O corrupto lá de cima vibra com a vossa cegueira. BdC quando percebeu que a ala radical anti-Benfica no Sporting dá mais votos virou o bico ao prego. Resultado? Está a falar sozinho no futebol português e neste momento é um factor de desestabilização do próprio clube.

    Mas se vocês estão contentes com isso e acham que é o caminho...então #ficabruno!

    Irei escrever um post sobre este tema no NGB amanhã.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caríssimo, também não escrevi em lado nenhum que o vosso blog é anti-alguma coisa. Aliás, até gosto do vosso conceito, pois no mesmo espaço convivem diferentes opiniões sobre o vosso clube.
      Adiante.
      Este post não é só sobre o espaço no futebol português. É uma visão mais abrangente, do desporto em geral. E aqui só dois clubes tem capacidade para aspirar a uma verdadeira hegemonia nacional, o Sporting e o SLB. O FCP conquistou algum espaço nas últimas décadas, em especial no andebol, hóquei e até basquetebol, mas ignorou o futsal, atletismo, vólei, etc.
      No futebol tenho dúvidas de que o nosso espaço tenha de ser disputado com o FCP. Sou mais pragmático, acho que tem de ser disputado com quem está à frente. Já foi o FCP, agora são vocês que tem a hegemonia no futebol.
      Quanto ao Bruno, desde que chegou ao Sporting que ele está a falar sozinho. Ou melhor, está a falar principalmente para dentro do clube. Não é por ter um discurso mais anti este ou aquele. Essa é agora a desculpa que vocês tem para não falar com ele.

      Eliminar
  2. Ponto prévio, no desporto ganha-se e perde-se. O importante é jogar-se com lealdade e imparcialidade, o que é em Portugal não é nada fácil.

    Posto isto, quanto às camadas jovens, o projecto do Benfica passa por antecipar a evolução de certos jogadores em que identifica potencial, pelo que, muitas vezes, jogadores que ainda poderiam estar no escalão x, já estão no seguinte, o que retira talento a esse mesmo escalão x. É sempre bom ganhar, mas formar e preparar o futuro é, para o Benfica, bem mais importante.

    Quanto às modalidades, como diz o ditado, não achas que, quando a esmola é grande, o pobre desconfia? Nunca te questionaste como é um possivel um clube, de um momento para o outro, ir contratar jogadores de nivel mundial para as modalidades? Achas mesmo que se trata de um projecto sustentado?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O investimento nas modalidades não foi de um momento para o outro. Começou no futsal, passou depois para o andebol, hóquei e esta época chegou ao vólei. Não tenho aqui o relatório e contas do Sporting Clube de Portugal, mas no último o que ficou patente é que as cotas, que revertem integralmente para as modalidades, bem como os patrocínios, chegariam para tapar os custos inerentes.

      Eliminar