quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Eu Show Bruno

Ponto prévio: É por demais claro e evidente que o nosso actual presidente tem sido maltratado um pouco por todo o jornalismo lusitano. Tudo é pretexto para o atacar, denegrir e enxovalhar, como por exemplo inventar suspeitas de violência doméstica sobre a sua ex-mulher. Impunha-se portanto uma atitude forte, incisiva e esclarecedora da sua parte. E não é de agora, já é de há muitos anos.
As recentes decisões do conselho de disciplina da FPF também tem sido, no mínimo, polémicas. Não me vou alongar por aqui, refiro apenas o recente caso do túnel. Todos viram quem começou, quem provocou, quem prevaricou. A pena daqui resultante para o nosso presidente é absurda. O mesmo conselho de disciplina que pariu tal decisão foi o mesmo que, perante uma nítida agressão de um jogador de futebol a outro colega de profissão, encolheu os ombros e virou costas. Actualmente este é o estado do nosso futebol: um nicho de oportunistas que querem sacar o máximo com o mínimo esforço possível, acompanhados de cobardes que se encolhem perante o poder estabelecido, perante a passividade do poder político e judicial. Impõe-se hoje mudar este estado de coisas.
As notícias, o burburinho, o rumor, que sempre se levanta em torno do Sporting, não é inocente. Tem uma fonte bem definida e colunas que ampliam esse ruído. Vejamos por exemplo as recentes transferências de Adrien, Mitroglou e a não transferência de William Carvalho. Sobre Mitriglou foram levantadas suspeitas e insinuações graves por parte de um agente de futebol, que até poderão configurar gestão danosa por parte do actual presidente do benfica. Veja-se no entanto sobre quais transferências se tem posto o foco mediático. Junte-se a isto a recente saída de Nuno Gomes da pasta ligada à formação encarnada, sobre a qual nada de relevante se ouviu pela mídia portuguesa. O mais pequeno rumor sobre o nosso clube é chafurdado até à exaustão pela painelagem futebolística. A mais bombástica revelação sobre o nosso clube do lado é imediatamente abafada e remetida para o esquecimento.
O espaço de Bruno de Carvalho na Sporting TV é, por isso mesmo, importante. É um espaço mediático qb, com a vantagem de ser amigável, pois é dentro de sua casa. Mas da mesma forma que as atordoadas no Facebook acabaram por ser infrutíferas, pois o protagonista banalizou a sua utilização, também o tempo de antena na Sporting TV correrá o mesmo risco de se transformar numa manifestação pífia, caso não seja usada com a devida parcimónia.
O que se passou ontem não foi uma entrevista esclarecedora, focada e incisiva. Foi um circo.
Li hoje na nossa blogosfera que deveríamos prestar mais atenção ao conteúdo do que à forma. Estou de acordo. E o conteúdo do espectáculo de ontem até foi interessante. Desmontaram-se as incríveis decisões dos órgãos federativos. Bruno prometeu que os responsáveis pelas más decisões pagarão por elas nas devidas instâncias. O homem que lutou contra os fundos, que promoveu a adopção do VAR, que introduziu as milionárias cláusulas de rescisão nos contratos, que construiu o pavilhão João Rocha, que negociou com a banca melhores condições para o nosso clube, afastando o fantasma da falência, prometeu levar a justiça futebolística às instâncias judiciais civis. Eis Bruno de Carvalho, o homem que transforma causas perdidas em causas ganhas.
Mas a forma como tudo isto foi apresentado não pode ser afastada ou negligenciada. Estamos no século XXI, onde a imagem, as estratégias de comunicação e o impacto mediático ditam as regras. É assim tão difícil perceber isto, PORRA?!?!?! Nos próximos dias os painéis de opinião irão passar horas a fio a discutir a discutir as "nalgadas no Serpa", o "paizinho do Joel", "o casaco pele de camelo do Bruno", etc., etc., etc. Do essencial pouco se falará.
Depois do que se passou ontem, Meirim provavelmente patrocinará outro castigo exemplar e inédito em Portugal sobre um dirigente desportivo. Aposto em mais de um ano de suspensão. Curiosamente as coisas dentro de portas tem corrido bem nestes últimos 3 meses, precisamente enquanto tem durado os últimos castigos a Bruno de Carvalho. Se é coincidência ou não, não sei. Mas que o tempo parece estar a ser melhor aproveitado pelo nosso presidente, lá isso parece. E se o preço para continuarmos na senda dos resultados desportivos positivos é o silêncio de quem nos dirige, intermediado por estes momentos de comédia, então que a coisa role assim até Maio. E depois sim, diremos todos que o homem é um visionário!

2 comentários:

  1. O homem é um visionário?!!!
    Quanto muito um litigante.
    Ele processa tudo e todos, apenas gostava de saber, se os custos desta enorme litigância lhe sai do bolso, oh sai!!!
    Uma ideia: No próximo r&c arranjem um item só para estes gastos.
    Este (presidente?/dono do clube) LITIGANTE narcisistico é uma vergonha circense do dirigismo nacional.
    E não é que os sportinguistas ainda se riem!!!!
    Há caciques bem humorados, mas mais cedo ou mais tarde, alguém vai chorar.
    Saudações desportivas

    ResponderEliminar
  2. Para já, assim de relance, a litigância do Bruno está a sair mais barata do que a consultoria do Nhaga, por exemplo. Mas tens razão. Veremos no futuro o preço dessa litigância. Aliás, nem é preciso viajar no tempo, basta passar ali na rotunda do leão e ver ao lado o Pavilhão João Rocha.
    Já agora, obviamente que a parte do "visionário" tem um tom acentuado de ironia. Mas isto do futebol nunca se sabe....
    Saudações leoninas

    ResponderEliminar