sexta-feira, 18 de agosto de 2017

O Assalto ao Castelo

E eis que à entrada para a terceira jornada do campeonato, a nossa equipa e o nosso treinador já caminham sobre brasas! Mas haverá razões para o pânico que se instalou nestes últimos dias?
Temos 6 pontos em outros tantos possíveis, 3 golos marcados e nenhum sofrido. No play-off da CL ainda temos tudo em aberto, apesar de termos desperdiçado 90 minutos para conquistar algum avanço na eliminatória. Aparentemente este quadro parece-nos satisfatório, pelo que à partida nada indicaria que estaríamos agora numa mini-crise. O problema nem é tanto dos resultados mas sim do jogo jogado. Os últimos dois jogos em casa foram muito pobres em produção ofensiva, pelo que há motivos para nos sentirmos apreensivos. Os problemas defensivos da pré-época parecem ter sido resolvidos, pelo que agora o foco é outro.
Amanhã temos uma prova de fogo sobre o que vale realmente esta equipa, nesta fase da época. A deslocação a Guimarães, desde que me lembro, foi sempre complicada para as nossas cores. Salvo uma ou outra época onde até conseguimos golear, geralmente vimos-nos sempre aflitos para aí conseguir ganhar. Ano passado, um jogo que até ao 0-3 estava a ser um dos mais perfeitos da nossa época, transformou-me num pesadelo a 15 minutos do fim. Há portanto razões objectivas para temermos o jogo de amanhã e para entrarmos em campo com o máximo foco, ambição e vontade de ganhar.
O Vitória de Guimarães conhece o historial destas partidas, muitos dos seus jogadores ainda são do plantel que há 3 anos nos derrotaram por 3-0, há dois anos puseram-nos à mercê do benfica e no ano passado conseguiram aquele feito de empatar um jogo que parecia perdido. Tem ainda a motivação extra de já nos terem ganho esta época, mesmo que o jogo fosse a brincar. Por isso, quase que me atrevia a dizer que este era o pior jogo que agora nos podia aparecer pela frente. Ou não. 
Se queremos ser candidatos a conquistar este campeonato, não nos resta outra alternativa senão ir amanhã assaltar o castelo e desassombrá-lo de vez. Uma vitória, se possível coroando uma exibição categórica de domínio defensivo e atacante, afastaria a crise destas bandas e dava-nos moral para repetir algo do género em Bucareste. Perder pontos em Guimarães significará (muito provavelmente) ficar já para trás de porto e benfica, com a agravante que continuaríamos em crise, pelo menos até quarta-feira.
Jorge Jesus tem também amanhã a sua prova de fogo, de que merece mesmo o ordenado que aufere, que tem capacidade para sacudir a equipa numa altura em que ainda temos tudo para ganhar. Que consegue engendrar um bom plano B ou C se o A ou B empancam. E que consegue fazer com que os seus jogadores interpretem a sua visão do jogo. 
Não acredito que amanhã JJ mantenha o mesmo bloco médio e atacante que utilizou nos últimos jogos. William Carvalho já se sabe que não vai a jogo, por isso muito provavelmente Battaglia continuará a ser o nosso trinco. As precauções que Jesus tomou nos últimos dois jogos em casa, num contexto mais favorável, leva-me a acreditar que não será em Guimarães que apostará em Adrien a 6 e Bruno Fernandes a 8. Seria algo temeroso, até face à actual forma do nosso capitão. Mas não irá abdicar dele a 8, pela segurança defensiva que empresta à equipa. No ataque, Podence parece-me actualmente o elo mais fraco e deverá cair, restando saber quem avançará. E tanto pode ser Doumbiá, numa troca directa, ou apostar em Bruno Fernandes tal como fez contra o Aves. Esta última opção daria mais criatividade ao meio-campo mas deixaria invariavelmente Dost sozinho. Alan Ruiz a segundo avançado parece-me uma possibilidade remota, mas como JJ gosta dele...
O que os sportinguistas mais queriam para amanhã era uma vitória com exibição convincente. Que já víssemos mais bola na área do adversário, mais oportunidades de golo para o nosso lado, mais circulação de bola pelo meio, mais ligação entre-linhas. 
A última coisa que os sportinguistas queriam era ter de levar com uma crise já em Agosto. E pela militância que tem demonstrado nos jogos em casa e fora da equipa principal, no apoio às modalidades, na participação activa na vida do clube, não mereciam ter um princípio de época assim. Esperemos que todos, equipa, treinador, dirigentes, estejam à altura destes adeptos. E que o castelo seja tomado de assalto, sem apelo nem agravo!

Sem comentários:

Enviar um comentário