sexta-feira, 1 de junho de 2018

Capitulação

Estava à espera que as notícias dos últimos dias relacionadas com o benfica desviassem definitivamente o foco mediático do nosso clube para outras paragens. Não que a nossa situação não continuasse a ser desesperante, mas sim porque outros escândalos mais gravosos mereceriam melhores atenções. Mas como tem sido costume, quando pensávamos que íamos assistir de "cadeirinha" a mais um escândalo criminal do nosso rival, eis que nova bomba cai em Alvalade. E que bomba!
O que ainda dava alguma margem de manobra a Bruno de Carvalho para conseguir aguentar o barco até, pelo menos, o inicio da próxima época, era precisamente a expectativa desta ser iniciada com a maior tranquilidade possível (ou melhor dizendo, com a menor intranquilidade possível). Comprava-se quem se tinha de comprar e vendia-se quem se tinha de vender. O treinador, fosse ele quem fosse, deveria começar os primeiros jogos oficiais apenas com quem quisesse verdadeiramente continuar a vestir as nossas cores. E a questão directiva arrumar-se-ia logo que possível. Os tempos previam-se agitados, pelo que era necessário muita calma, serenidade e foco no essencial: os supremos interesses do Sporting Clube de Portugal.
Ora, ao rescindir unilateralmente, Rui Patrício abriu a caixa de Pandora que todos nós temíamos que fosse aberta. Era a impossibilidade de tal ser feito que ainda colava a Bruno de Carvalho alguma réstia de esperança que fosse ele a solução para os nossos problemas. A partir de agora, é impossível prever com exactidão o que acontecerá nos próximos dias. Mais alguém se juntará ao Rui e ao Podence? E serão jogadores nucleares ou marginais? E como ficará o plantel para atacar 2018/19?
Não vou agora tecer considerações sobre a moralidade ou a ética desta tomada de posição de dois jogadores que são "da casa". Não vou igualmente opinar sobre a oportunidade com que estas coisas caiem sobre nós, dando sempre a ideia que é para esconder coisas piores noutras casas. Não o vou fazer porque estou farto, farto, fartinho, de crises, de comunicados, de birras, de meninos mimados, de dirigentes desportivos autistas... farto de não ser respeitado enquanto sócio e adepto do Sporting. Só queria fechar os olhos e esquecer os últimos dias e acordar no dia seguinte, pensando que tudo não passou de um pesadelo. Enquanto carpia todas estas mágoas, escutava a sessão de esclarecimento que o nosso presidente dava hoje em Santa Maria da Feira. E ouvi algo que me chamou a atenção. 
Durante a dita sessão, quando comentava o fracasso da venda de Rui Patrício, Bruno de Carvalho disse algo como isto, que seria fácil resolver tudo com os jogadores, bastando ceder ao poder dos empresários e enveredar pelo caminho das luvas e comissões. Só que esse caminho não o iria trilhar por uma questão de princípio e de amor ao clube.
O que é trágico em tudo isto que tem afectado o nosso clube, é que já não se trata de uma questão de quem é o bom ou o mau da fita, quem tem ou não tem razão e de que lado está ou não a moral. Neste momento o nosso clube está a ser completamente engolido por uma enxurrada de acontecimentos que vão desde uma invasão a um treino, um clube com órgãos demissionários em auto-gestão, a rescisão unilateral do capitão de equipa, os movimentos de bastidores de investidores-chave da SAD, da contra-informação lampiânica, bem como da incapacidade de Bruno de Carvalho lidar fria e adequadamente com tudo isto. E é preciso que deixemos de negar o óbvio, que não conseguimos estancar a enxurrada. Bruno de Carvalho já não o consegue. Estamos fartos e cansados. E por muita razão que tenhamos, não vejo outra alternativa senão capitular diante a crua realidade dos factos.
Por muita razão e moral que assistia à França, ela não deixou de capitular diante a invasão nazi de 1941. Por muito certos que estivéssemos em 1807, não tivemos outro remédio senão capitularmos diante as tropas invasoras de Napoleão. Por muitos bons motivos que nos poderiam assistir, em 1581 não pudemos evitar que Filipe II de Espanha tomasse a coroa portuguesa. Estes e outros exemplos da nossa História ensinam-nos os vencedores não são os que tem mais razão, mas sim os que tem mais força. E neste momento, por muita razão que Bruno de Carvalho possa arrogar de ter, já não tem força para alterar o rumo dos acontecimentos. Sobra-lhe (sobra-nos) uma capitulação honrosa.
Sinto muito se estas minhas palavras soam a fraqueza ou até traição. Não são mais do que palavras de um sportinguista cansado. E farto.

3 comentários:

  1. Boas Billy. Força. Tem fé no Sporting Clube de Portugal. Eu apoio este Presidente ate ele acabar com a divida e passar 90% das ações da SAD para o clube. Sobre a época 2018/2019 o que não falta são jogadores. 1-4-4-2: Pedro Silva, Ristovski, André Pinto, Marcelo, Jefferson, Mama Balde, Misic, Geraldes, Ponde, Leonardo. 1-4-3-3 Maximiano, Riquicho, Palhinha, Domingos Duarte, Lumor, Wendel, Gauld, Mallmann, Matheus, Rafinha, Mane. Para suplentes temos os que quiserem ficar no Sporting: Piccini , Coates ,Mathieu, Battaglia, Bruno Fernandes, Gelson, Acuna, Montero, Dost, Cesar, Ruben Ribeiro se pedirem rescisão tribunal e se não querem ficar digam para serem vendidos. Fora com Brian Ruiz, não ao Coentrão. Contratar: Miguel Silva e João Vigário ao Guimarães caso não se consiga Joel Pereira ao Manchester e Kevin Rodrigues há Real Sociedade. Por fim adquirir Borja Iglesia do Celta de Vigo e Samuele Longo do Inter. Queremos jogadores com garra…

    ResponderEliminar
  2. O ministro da propaganda do Sadam diria mais

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era uma vez um velhote, sabichão que se chegou aos amigos e disse nós pedimos todos a rescisão e o presidente cai. Todos concordaram e toca de por as rescisões, vem o dito sabido a publico dizer pedimos todos a demissão agora a direção também tem de se demitir. A direção olha com espanto … como assim nós ficamos temos coisas importantes…O velhote sois uns traidores … Aqui del rei fui enganado tenho de pedir ajuda e meter outros para me ajudar isto assim não pode ser…os senhores não podem entrar….mas afinal o velhote não meteu o papel da sua demissão…por fim a direção fez o que o sabichão devia ter feito convocar eleições para todos os que se demitiram incluindo o enganador.

      Eliminar