sexta-feira, 2 de março de 2018

Começa hoje o resto da nossa época

Chegados aos primeiros dias de Março, eis que começamos hoje a jogar uma série de jogos que serão decisivos para o resto da nossa época.
Não há volta a dar. Se queremos quebrar o jejum de campeonatos, hoje temos de vencer. Infelizmente, cada vez mais parece que uma vitória logo à noite só poderá ser conseguida não com a estrelinha que nos tem acompanhado, mas sim com uma estrelona. Sem Bas Dost e Gelson, perderemos mais de metade do nosso poder de fogo. Resta-nos depositar as esperanças em Acuña e Bruno Fernandes, esperar que Brian Ruiz faça o que não fez há dois anos contra o benfica, ou que Doumbia e Montero façam hoje a exibição da vida deles.
Os lugares comuns do futebol dizem-nos que logo à noite jogarão 11 jogadores contra outros 11. E terão de ser os nossos 11 a fazer a diferença contra aquela que é actualmente a melhor equipa portuguesa. O porto está bem, está moralizado, e joga um futebol que do ponto de vista atacante é avassalador. No entanto, esse mesmo porto já demonstrou que contra equipas do mesmo poderio nem sempre é a máquina de fazer golos que é contra Portimonense ou Estoril. Em Alvalade, com os nossos jogadores cansados, não conseguiram fazer golos. Contra o benfica, a mesma coisa. Em casa foram goleados pelo Liverpool e ganharam-nos para a taça com um pontapé para a frente que acertou na cabeça de um dos seus avançados. Contra equipas que defendem bem, este porto não é tão concretizador. Apesar de nos faltar Picinni na defesa, que na meia-final de Braga secou por completo Brahimi, creio que os elementos que temos atrás dão-nos perfeita confiança de que será muito complicado marcar-nos golos.
Do meio-campo para a frente, espero e desejo uma equipa muito trabalhadora e batalhadora. JJ provavelmente meterá William, Bataglia e Bruno Fernandes no miolo, com os dois primeiros a destruir o jogo adversário e a morder os calcanhares a Sérgio Oliveira, Herrera ou Otávio. Bruno Fernandes terá de fazer um jogo olímpico, seja a apoiar os dois médios defensivos, seja a conduzir a bola até ao ataque nos poucos espaços que certamente nos concederão. E para mim o principal problema do Sporting, logo, será mesmo esse: aproveitar todas as nesgas de espaço na defesa portista para criarmos perigo e marcarmos golos. Isto porque o empate, não sendo mau resultado, também não será bom. Deixa as coisas ainda em aberto para nós, é certo, mas realisticamente, com a segunda volta complicada que temos, não me parece que chegue para sermos campeões.
Uma coisa que estes últimos jogos nos mostraram é que temos uma equipa com carácter, muito carácter. A forma como os jogadores ultrapassaram os últimos obstáculos, lesões, viroses, expulsões, erros grosseiros de arbitragem, até a hostilidade de alguns adeptos nossos (!!!), demonstra isso mesmo. E logo à noite teremos de ser sobretudo uma equipa com muito carácter, ferida no orgulho, com muita raiva para vencer. Para que no fim possam dizer com toda a exuberância que as notícias que davam o Sporting como acabado neste campeonato eram, afinal, exageradas. 
Muito tenho aqui falado sobre tragédias gregas, ironias do destino e justiça poética. Não haverá melhor palco para exibirmos isso tudo do que o jogo desta noite. E quem sabe se sem Gelson e Bas Dost, o derradeiro momento deste jogo não seja uma vitória com um golo solitário de alguém como Brian Ruiz? 
Como canta aquele sportinguista portuense chamado Sérgio Godinho, que hoje seja o primeiro dia do resto de um campeonato que queremos muito, mesmo muito, conquistar.

Sem comentários:

Enviar um comentário