sábado, 6 de julho de 2019

As coincidências desta vidas

Não quero saber de nada e tenho raiva de quem sabe. Não, para mim chega. É demais.
Estou farto de lutas fratricidas, de guerras de trincheira, daquele maniqueísmo destrutivo que "ou és brunista ou és croquete", como se pelo meio não houvesse mais nada senão terra queimada. Mas há. No meio está o clube, o nosso clube, o Sporting Clube de Portugal. Enquanto toda esta lama se continuar a arrastar, quem sofre é o clube. E são aqueles adeptos que, como eu, só querem que o Sporting ganhe o próximo jogo.
Jurei para mim próprio que não veria um minuto de um noticiário, nem iria ler uma palavra de um jornal. Mas a realidade tem essa faceta que detestamos, mas que existe. Por muito que queiramos, a realidade esmaga-nos. E, ironia das ironias, esmaga-nos sempre pela forma que menos esperamos.
A mim esmagou-me pela forma de um programa televisivo chamado "Alta definição", um programa brilhantemente conduzido por Daniel Oliveira, cujo único objectivo é por o entrevistado a chorar e a lançá-lo aos espectadores com uma aura de empatia. Lembro-me de diversas entrevistas de Daniel Oliveira com diversas figuras da nossa vida pública, desde actores, políticos, jornalistas e desportistas. Lembro-me de Patrícia Mamona ter lá ido, assim como me lembro da excelente entrevista que conduziu com o Éder. Esta em especial, ao patinho feio da selecção, foi das mais brilhantes, pela forma como apresentou ao país o lado humano de um jogador de futebol que é constantemente gozado mas que se transformou no herói de uma nação.
A história do Éder não é muito diferente de um outro futebolista, que até há bem pouco tempo era conhecido pelo "franguício". O "franguício" que mal sabia falar mas cujo clube o obrigava àquela humilhação pública de ter de dizer ao país que "paciência, perdemos outra vez, mas vamos levantar a cabeça". Sim, aquele "franguício" a quem a Sagres chegou a fazer uma célebre publicidade, onde o punha no grelhador "a virar frangos". Já te lembras de quem estou a falar? Sim, esse mesmo "franguício", que depois passou a ser o melhor guarda-redes dos campeonatos que se seguiram, foi um dos salvadores da nossa selecção na final do Europeu de França, que preferiu esconder-se nos festejos a ter de assumir um protagonismo que deveria ser seu por direito. Esse mesmo, o tal que quando a selecção foi recebida em Belém, o Presidente se referiu como "tão importante como quem marca o golo decisivo, é quem não deixa que nos marquem golos decisivos". Ah, o velho Marcelo, naquela pose de bom cristão, a dar o foco da celebridade a quem sempre se escondeu.
Franguício, aliás Rui Patrício, merecia esta entrevista há pelo menos 3 anos. Não só esta, mas várias. Merecia que lhe perguntassem como aguentou toda a pressão de, ao mesmo tempo ser um dos melhores jogadores do seu clube, mas ao mesmo tempo ser alvo da chacota dos rivais e dos canais de propaganda dos rivais. Foi preciso que tivesse saído do Sporting Clube de Portugal para que, finalmente, tivesse o palco à sua medida. Se o preço que tivemos de pagar pela sua deserção se consubstanciasse na concretização do seu reconhecimento enquanto grande futebolista e pessoa capaz de ter atravessado constantes ataques à sua pessoa, então valeu a pena que tivesse rescindido. Por isso já fiquei feliz.
O facto desta entrevista ter ocorrido no dia que ocorreu, apenas me leva a pensar numa palavra: coincidência. Tudo coincidência. Deixamos de ser um clube que se bate em campo e que fora dele defende acerrimamente os seus interesses, para um clube simpático, de jogadores simpáticos, de gente simpática, mas que desportivamente está ao nível de disputar o terceiro lugar com os Bragas desta vida. 
Diz que hoje vai haver uma assembleia geral importante para o clube. Parecem que querem expulsar uns sócios, que mandavam no clube no tempo em que aquele que é hoje o grande jogador Rui Patrício era o triste "Franguício". Coincidência, certamente. E logo obra de gente simpática. E todos sabemos que gente simpática não expulsa ninguém, pois não?

2 comentários:

  1. Caro sportinguista:

    Haverá hipóteses de me referenciares https://amarosporting.blogspot.com/ no teu blogue , na lista de blogues?
    SL

    ResponderEliminar