sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

O bom caminho

Não havendo supresas logo à noite, o que não é expectável até porque o treinador convocou os melhores jogadores, terminaremos este ano em alta.
Terminamos o ano em alta, mas não em grande. Estamos em alta porque vamos à frente na Liga, vamos disputar os quartos-de-final da Taça de Portugal com uma equipa de escalão inferior, logo não é esperado nem admissível uma escorregadela, continuamos nas provas europeias e hoje poderemos carimbar a passagem à final-four da Taça LB. Não acabamos em grande porque apesar de estarmos em alta, ainda não ganhámos nada. É bom que nos lembremos disso e continuemos com os pés bem assentes no chão, coisa que de resto tenho visto e que me agrada. Não podemos embandeirar em arco como o fizémos no inicio de 2016, quando a vitória frente ao porto nos deixou isolados na frente. As fanfarronices são escusadas, principalmente quando um dos nossos adversários está diposto a fazer tudo - MESMO TUDO - para triunfar, como de resto se veio a assistir naquela época. Temos que manter o foco, o respeito por cada adversário e evitar mais momentos "Moreirenses". Não tenho dúvida que temos o melhor plantel e equipa técnica do campeonato. Basta portanto que eles se dediquem a fazer o que de melhor sabem. E os frutos serão colhidos lá para maio.
O novo ano vai começar com uma partida em casa do benfica, num momento em que estamos claramente melhores que o nosso adversário. Uma vitória nossa deixa a lampionagem a 6 pontos, numa situação muito difícil. Mas já vimos no passado como é que se carregam cadáveres ao colo, por isso nada de afastar o benfica da corrida do título, para já. Uma derrota nossa não nos deixa afastados do título, pois continuaremos a depender apenas de nós para sermos campeões. Mas poderá resultar na liderança isolada do porto e na moralização do benfica, o que não é pouco. A forma como iremos ultrapassar um possível resultado negativo ditará as nossas expectativas para a 2.ª volta, uma vez que o jogo seguinte será frente ao Marítimo, uma das equipas sensação deste campeonato. Dois maus resultados seguidos a fechar a 1.ª volta poderão ter algum impacto na equipa, mas sinceramente não acredito que tal se venha a dar. Olho para esta equipa e sinto que estão fortes, unidos e com muita vontade de vencer. E quando assim é, o que tem de ser, tem muita força... Já agora, refira-se que o empate não serve nenhum dos clubes, mas parece-me que o benfica ficará mais prejudicado do que o Sporting. Poderemos perder a liderança partilhada mas mantemos a vantagem pontual para o terceiro classificado, após jogarmos no seu estádio. Já o benfica perderá uma oportunidade de ouro para atingir o segundo lugar, com a agravante de poder ver o porto fugir. Como os andrades jogarão antes de nós, à hora do derby já saberemos o que valerá o empate neste jogo. Aguardemos, então.
De 3 de janeiro até à próxima paragem do campeonato, que será a 20 de janeiro depois de jogarmos em Setúbal, teremos 5 jogos em 17 dias. Sem dúvida que benfica, e depois o Marítimo, serão os jogos mais importantes. E não vale a pena analisar o próximo ciclo de jogos sem saber antes o resultado do derby. Espero uma saída em alta de 2017, com uma vitória em Belém, e uma entrada auspiciosa em 2018, com uma vitória na Luz.
Que 2018 seja o ano do leão! Feliz 2018 a todos!

P.S.- Não falei dos possíveis reforços de inverno, porque até à data ainda nenhum foi oficialmente confirmado. Mas vindo quem se fala e não saindo nenhum dos pilares da equipa, ficaremos com um plantel muito melhor para atacar não só campeonato, mas em todas as frentes, LE incluida!

Sem comentários:

Enviar um comentário