terça-feira, 31 de janeiro de 2017

O campeonato de Portugal e o palmarés oficial (*)

Ponto prévio: considero despropositado o Sporting vir agora, passados quase 80 anos desde a mudança de formato da competição, reivindicar a contabilização dos 4 campeonatos de Portugal conquistados, somando-os ao palmarés oficial de campeão nacional. Como também considerei despropositado a revisão que foi aplicada há uns anos, quando a FPF incluiu a conquista de 4 ligas experimentais no palmarés de campeão nacional. E porque a FPF abriu a “caixa de Pandora”, passou então a ser legítimo que, passado estes anos todos, possamos reivindicar algo que por lapso, inacção ou comodismo, deixámos que se perdesse.

No passado domingo li uma entrevista que o DN fez a alguns “historiadores” desportivos e reparei que um deles deixou-nos a seguinte pérola:
«O Campeonato de Portugal era uma prova em sistema de eliminatórias, em que os participantes eram apurados pelos campeonatos regionais", razão pela qual defende que "pode ser considerado como antecessor da Taça de Portugal" e nesse sentido admite que "eventualmente, o seu palmarés podia ser incluído no da actual Taça de Portugal", que começa a ser disputada na época seguinte (1938/39) à extinção do Campeonato de Portugal.». Ora, visto assim, a coisa até pode fazer sentido. Era uma prova a eliminar que acabou, tendo na época seguinte sido criada outra com igual formato, chamada Taça de Portugal. O “problema” é que o vencedor do Campeonato de Portugal era aclamado como campeão de Portugal, enquanto o vencedor da Taça de Portugal era…o vencedor da Taça de Portugal. Portanto, estamos a comparar alhos com batatas.

E nos outros países? Será que os respectivos palmarés também descriminam os campeões apurados em eliminatórias e em ligas? Olhemos então para a forma como é contabilizado o palmarés de campeão nacional noutros países (a fonte é a Wikipédia):
- Em Itália, o campeonato de futebol disputa-se desde 1898. Até 1905 era disputado através de jogos a eliminar. A partir desse ano começou a ser disputado sob a forma de liga, onde todos jogavam contra todos. O palmarés oficial contabiliza os campeões de Itália desde o primeiro campeonato, em 1898;
- Na Alemanha, o campeonato de futebol disputa-se desde 1903. Até 1933 era a eliminar, passando depois deste ano a ser disputado em forma de liga. O palmarés oficial contabiliza os campeões da Alemanha desde 1903;
- Em Espanha e Inglaterra, as competições a eliminar não se chamavam campeonatos mas sim Taças (Taça do Rei e Taça de Inglaterra) e mantiveram sempre esse formato e nome até hoje. Os respectivos campeonatos não substituíram essas competições;

A teoria dos historiadores ouvidos pelo DN é facilmente desmontada, por analogia a outros países. A reivindicação do Sporting, mesmo com oito décadas de atraso, é legítima. Será necessário recorrer à UEFA ou à FIFA para obrigarmos a FPF a fazer o mesmo que as suas congéneres europeias?

(*) - Texto originalmente publicado na Tasca do Cherba, a 12-10-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário