sábado, 12 de agosto de 2017

Defensivamente muito bem. A atacar ainda falta limar arestas

Como referi num posto anterior, não estava ontem à espera de uma exibição deslumbrante da nossa parte e até apostei que Jesus apresentaria o mesmo onze que apresentou contra o Aves.
Nas vésperas de uma importante eliminatória europeia, o jogo de ontem deixou-me algumas preocupações mas também alguma esperança. Preocupação sobretudo pelo que (não) se produziu na primeira parte. A equipa entrou pressionante, sempre com muita posse de bola no meio-capo adversário, mas as jogadas de golo limitaram-se a uma ou duas, lembrando muitos jogos da época passada. Outro aspecto negativo ontem, também da primeira parte, foi o recurso à marcação de bolas paradas com jogadas... de merda! Lembro-me dos cantos marcados à maneira curta que resultaram em perdas de bola infantis ou de um livre perigoso sobre a direita que também não deu em nada. Apesar de que nessa altura ainda faltava muito tempo de jogo, todo o estádio ficou com os nervos em franja perante tais falhanços. Temos este ano bons executantes de bolas paradas e bons cabeceadores. Porquê andar-se a inventar quando o caminho mais simples se calhar até é o mais eficaz?
Os motivos que me dão muita esperança para esta época é sobretudo a parte defensiva. Terceiro jogo seguido (segundo oficial) sem sofrer golos nem consentir jogadas de perigo. Ano passado, ao desperdício de golos na segunda parte ainda teríamos de adicionar umas quantas jogadas de perigo do adversário. É certo que a postura vergonhosa do Vit. de Setúbal em jogar com o autocarro também facilitou o trabalho defensivo, mas reparei que muitas tentativas de sair em contra-ataque por parte dos visitantes esbarrou nas nossas linhas. Terça-feira será fundamental não sofrer golos, pelo que as minhas expectativas, nesse campo, estão altas.
De resto, palavra positiva para Doumbia, cuja entrada agitou o jogo, apesar dos dois falhanços (um foi anulado por fora-do-jogo) incríveis na área. Bruno Fernandes entrou bem para o lugar do esgotado Adrien. Piccini muito melhor a defender que a atacar. Gelson praticamente tinha de fazer tudo sozinho, pois a bola parecia que queimava os pés do italiano. Mathieu impecável, para mim o melhor em campo. Rui Patrício acabou o jogo sem fazer uma defesa digna desse nome.
Ontem o jogo deu razão a JJ quando disse na semana passada que Podence ainda não tinha "passada" para jogar de inicio. Provavelmente contra o Steaua teremos Doumbia de inicio e Podence no banco, pois o nosso baixinho não fez ontem uma partida inspirada.
Por fim Battaglia. Neste momento um dos desafios da nossa equipa é adaptar-se à forma de jogar do argentino, muito diferente de William. Battaglia corre mais e prefere transportar a bola. É diferente jogar assim do que com um trinco mais pausado e que prefere passes longos. Se JJ conseguir essa adaptação, temos ali um jogador que nos será muito útil ao longo da época.

1 comentário:

  1. Não concordo com essa avaliacão do Piccini. Sinceramente ontem jogou bem, tanto a defender como a apoiar o ataque. Podia assumir mais, mas é dificil quando os proprios adeptos o assobiam sempre quando toca na bola. Em vez de verem o que o jogador faz vão atrás do que dizem cartilheiros. Ontem logo na primeira vez que o Piccini tocou na bola, o comentador da Sport tv disse logo que não tem capacidade, que não faz o que JJ quer e mais do género. Nao é possível ter um opinião tão forte da actuacão de um jogador aos 4 minutos de jogo. Não se pode dar ouvidos a cartilheiros.

    Ai não se pode empurrar estando parado? Como é que é? É penalty claro!

    Vou tentar ir fazendo um apanhado dos lances polémicos nos jogos dos três grandes ao longo da época.
    www.3grandesnaliga.blogspot.com

    ResponderEliminar