segunda-feira, 19 de março de 2018

Vitórias à Sporting, números à benfica

Com o plantel na máxima força, sem inclinações de relvados, somos aquilo que viram ontem: uma equipa dinâmica, com qualidade, vontade de vencer e muito segura de si. O adversário era o quinto classificado, uma equipa que apresenta um bom futebol, com jogadores muito interessantes nas diversas posições. E aquilo que parecia complicado, com um jogo de 120 minutos 3 dias antes, com viagem de avião pelo meio, acabou por ser simplificado pela qualidade que demonstrámos em campo. O segundo golo acabou por aparecer demasiado tarde face às oportunidades criadas. Mas como isto é o Sporting, que graça teria estarmos a ganhar por 2 ou 3 ao intervalo?
Jorge Jesus tem razão quando diz que esta equipa merece ser acarinhada pelos adeptos. Não só pelo número recorde de jogos que irão fazer, mas também pela forma como se empenharam para ganhar em situações dramáticas. O jogo contra o Moreirense é o espelho desse dramatismo: uma equipa devastada por um síndrome viral, com a maior parte dos titulares de fora, obrigada a jogar em desvantagem numérica por obra e graça do apitador de serviço, conseguiu mesmo assim vencer o jogo na raça. E quem diz o jogo do Moreirense diz também o jogo de Tondela ou contra o Feirense. É que há uma enorme diferença a jogar cansado, com os melhores de fora, ainda por cima tendo de levar com os critérios enviesados das arbitragens, em oposição a jogar folgado, sabendo que do outro lado está uma equipa condicionada pela inclinação do campo. Os sportinguistas deviam ser os primeiros a perceber isto, pelo que não compreendo certas reacções dos nossos adeptos nos últimos jogos. Adiante.
Os cinco e três pontos que temos de atraso face a porto e benfica, ainda nos permite encarar para a recta final do campeonato com uma ténue esperança. Na próxima jornada teremos mais um jogo decisivo, onde precisaremos novamente do melhor Sporting. A deslocação a Braga será provavelmente o jogo mais difícil que teremos para o campeonato, depois da recepção ao benfica. Os bracarenses tem feito uma boa segunda volta e acalentam a esperança de alcançar o terceiro lugar. A nós resta-nos remeter o Braga para o seu honroso quarto posto, dizendo com isso ao mundo de que o Sporting ainda está vivo e na luta pelo título. Por sua vez o porto terá uma deslocação complicada a Belém, onde o benfica só não perdeu por "paixão". Uma possível perca de pontos dos azuis relançaria o campeonato na sua recta final. Veremos o que a Páscoa nos reserva.
Por último, uma proposta de assunto para irmos pensando e debatendo nestes dias sem campeonato: os números "à benfica". O nosso rival de Carnide continua a ser um case study de como contrariar a estatística. Em 2015/16, mostrou-nos ser possível uma equipa somar quatro derrotas mas só um empate. Junte-se a isso a tremenda dificuldade dos seus jogadores verem cartões (amarelos ou vermelhos), face à facilidade com que os seus adversários os vêem (sábado foi mais do mesmo). A quantidade de jogos que passam sem que lhes marquem um penalti contra. A diferença que foi a sua prestação europeia, com 6 derrotas em 6 jogos, face à sua prestação interna na mesma fase. Por fim, o VAR. Tínhamos todos alguma curiosidade de como seria o impacto das novas tecnologias no nosso campeonato. Ao Sporting, o VAR já lhe anulou golos marcados e sofridos, mandou anular uma decisão de marcação de penalti a favor e inclusivamente errou grosseiramente contra nós. Creio que quase todas as equipas terão passado por situação semelhante, o que estatisticamente é expectável. Menos o benfica. Curiosamente, não me lembro de nenhum golo do benfica anulado pelo VAR, nenhum penalti a seu favor anulado ou jogador expulso por intervenção do VAR. Em contrapartida já viram golos sofridos serem anulados. Há coisas curiosas, não há?  

Sem comentários:

Enviar um comentário