segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Segunda volta: Não quero mais "momentos Moreirense"!

Final da primeira volta, é altura de se fazer o balanço à meia época que decorreu.
Chegamos ao final da 17.ª jornada com 43 pontos, menos um ponto que na excelente época de 2015/16. Os 43 pontos são fruto de 13 vitórias e 4 empates, num registo de 38 golos marcados e 10 sofridos.
Temos menos dois pontos que o líder porto, somos o terceiro melhor ataque da Liga (contra 40 e 45 golos de benfica e porto, respectivamente) e temos a segunda melhor defesa (contra 9 golos do porto).
Os quatro jogos onde perdemos pontos nesta primeira volta, foram contra Moreirense, Braga, porto e benfica. Se estes dois últimos até se aceita perder pontos, já os dois primeiros foram 4 pontos mandados borda fora, estupidamente. O Moreirense, em 15.º lugar, é uma das equipas mais fracas do nosso campeonato, tendo feito um jogo contra nós de muita luta e corrida. Claudicamos em Moreira de Cónegos um pouco por culpa dos jogos seguintes, as recepções a Barcelona e porto respectivamente. Se virmos que a diferença para o primeiro lugar é de um empate a mais, bem que podemos atribuir a esse jogo a nossa actual posição. Tal como há duas épocas, onde perdemos pontos estúpidos com Tondela, Boavista e União da Madeira, este ano não podemos cometer o mesmo erro. Não deixa de ser assinalável que esta época só perdemos pontos estúpidos com esse adversário, mas como se vê nesta altura, foram dois pontos suficientes para nos tirar a liderança do campeonato. 
É possível repetir os 43 pontos na segunda volta? É. E até fazer mais do que esses. A explicação é um pouco como a lógica da batata, mas é o que é. O nosso campeonato, verdade seja dita, tem 18 equipas, mas podia só ter 6 ou 7. Esta época, tirando os três grandes, e depois Braga, Rio Ave, Marítimo e Chaves, o resto é de uma pobreza futebolística impressionante. A única diferença está na filosofia de jogo dos treinadores, que ora preferem meter o autocarro em frente à baliza ou tentar jogar o jogo pelo jogo, correndo até cair pró lado. São jogos chatos que às vezes custam a desatar, mas que mais cedo ou mais tarde acabam por abrir. Foi, por exemplo, o que aconteceu ontem contra o Marítimo. Mas que não aconteceu contra o Moreirense.
Olhando assim de repente para a nossa segunda volta, considero fundamental não perder nenhum ponto com os últimos onze classificados do nosso campeonato. São 33 pontos que tem de ser nossos, dê por onde der. Temos algumas deslocações que se podem complicar, como Belém e Portimão, mas nesses jogos temos de entrar com tudo, não há hipóteses. Depois temos os melhores 7 classificados do nosso campeonato. O Rio Ave, que tivemos muitas dificuldades para ganhar fora, virá jogar a Alvalade. E em casa mandamos nós. Depois temos deslocações a Braga, Chaves e Marítimo. A viagem à Madeira será no fim do campeonato, pelo que não vale a pena pensarmos muito nisso. Já os jogos em Braga e Chaves são fundamentais, pois são campos tradicionalmente difíceis para nós. Fora os jogos com porto e benfica, serão talvez os mais complicados da segunda volta, a par da recepção ao Rio Ave. 
Ganhar a Rio Ave, Braga e Chaves, bem como a todos os outros clubes, é possível? Acho que temos qualidade e confiança para isso, mas não nos podemos esquecer que entre aqueles jogos existirão outros para a Liga Europa. O plantel do Sporting está a ser apetrechado neste inverno precisamente para dar mais opções no plantel ao treinador, de forma a que não tenha de abordar os jogos da segunda volta com o receio com que abordou o jogo contra o Moreirense. É neste aspecto que eu tenho mais confiança para a última metade da prova, pois se o nosso plantel ficar melhor, também os resultados reflectirão essa mudança.
Por fim os jogos grandes. A viagem ao porto, à oitava jornada, poderá ser já decisiva ou não. Se até lá a margem pontual não diminuir, uma vitória do porto deixa-os bem lançados para a conquista do título. Se a vantagem aumentar, nem se fala. Agora, se encurtarmos a vantagem, igualando ou passando o porto por um ou dois pontos (numa perspectiva razoável), o jogo não será decisivo. A recepção ao benfica, na penúltima jornada, terá muito que ver com a forma e as expectativas que cada equipa terá ainda no campeonato, pelo que não vale a pena ainda falar disso. Já a ida do porto à Luz, na recta final do campeonato, poderá ser mais decisiva até que o porto-Sporting. 
Há muito ainda pela frente e as minha esperança está intacta e inabalada. Resta-me apenas esperar e torcer que na segunda volta não hajam mais momentos "Moreirense".
Eu quero o Sporting campeão!

Sem comentários:

Enviar um comentário