terça-feira, 2 de janeiro de 2018

A imensidão do Estado Lampiânico

Quando me preparava para entrar em 2018, pensando eu que só voltaria à escrita para fazer o rescaldo do derby, eis que no passado sábado cai uma bomba do tamanho de Portugal.

Ponto prévio:
Obviamente que acredito na presunção de inocência e sou contra condenações precipitadas na praça pública. Por isso escandalizou-me a forma como dias antes o Rio Ave e os seus quatro jogadores foram tratados pela comunicação social. Uma coisa é a opinião de café e de elevador, onde "são todos a mesma coisa" e "é tudo igual, só pensam no dinheiro". A comunicação social tem, acredito eu, um papel mais elevado na discussão de temas melindrosos. Daí que tenha alguma dificuldade em ver comentadores televisivos ou jornalistas a encarnarem o discurso do taxista zangado ou da porteira mal-disposta. Mas o que se passou no sábado seguinte foi surreal, inacreditável. Chegou a ser intimidante.

A bomba:
Ao que parece, estarão a ser investigados indícios de que no jogo Rio Ave-Benfica de 2015/2016, jogadores da equipa da casa tenham sido aliciados para perder o jogo. E que este até nem seria o único jogo a ser investigado, relativo a essa época. Não vou repetir o que já se disse e todos nós sabemos, que nesse campeonato houve jogos mais escandalosos do que o de Vila do Conde. Sem falar, claro, como é que uma equipa banal faz 88 pontos num campeonato, etc. etc. Passemos esse ponto e olhemos apenas para o acto em si de aliciar jogadores adversários para perderem o jogo. A notícia foi comunicada às pinguinhas ao longo da manhã, mas logo foi possível apurar que a mesma era revestida de algum fundamento. Ela não se baseava numa "boca" de algum interveniente desportivo, mas sim na investigação do Feirense-Rio Ave, onde no telemóvel dos jogadores constituídos arguídos teriam sido encontradas SMS comprometedoras. 
Mesmo acreditando na presunção de inocência e dando de barato o empolamento que alguma comunicação social fez deste caso para captar audiências, só alguma virgem cândida acreditará na tese da "cabala" contra o benfica. Existirão indícios que justificam uma investigação da PJ e um inquérito no Ministério Público. Se isso será suficiente para conseguir uma condenação, não sei. Se justificará uma intervenção da justiça desportiva, talvez. Mas nada me preparou para o que se passou depois.

O branquamento. Ou como um país se revira quando se toca no clube do "povo":
As horas seguintes foram um exercício trágico-cómico dos opinadores desportivos que grassam cá pelo burgo. Ribeiro Cristovão, que dias antes condenava o Rio Ave e os jogadores envolvidos num suposto aliciamento por parte de apostadores asiáticos, atribuia as origens do #BenficaGate à inveja dos seus rivais por causa da iminente conquista do penta (ou peta). As televisões iam entrevistando na rua adeptos benfiquistas que, claro está, achavam que era tudo um esquema montado (a cabala) para prejudicar o seu clube. O circo continuou no próprio dia e nos dias seguintes. Os "comentadores" achavam que na origem das suspeitas contra o benfica estava uma campanha de ódio, perpretado por "dirigentes desportivos" incendiários, cujo único objectivo visava a destruição do nosso futebol. As perguntas dos moderadores eram tendenciosas e parciais, focando a questão da "normalidade do erro" no futebol, chegando ao ponto de desenterrar o episódeo de Manaca, com quase 40 anos. Nos poucos painéis que vi debater no próprio dia, em nenhum deles houve coragem para se nomear os tais "dirigentes desportivos" incendiários, mas eram deixadas no ar mensagens subliminares suficientes para lá chegarmos. E ontem parece que lá houve um que tocou no nome "Sporting", lançando a base para um spin que (de certeza) ouviremos nos próximos dias, que tudo isto será uma "cabala" montada pelo Sporting com o fim de incriminar o benfica.
O cómico de assistirmos ao controcionismo mediático da classe acéfala e cobarde que comenta o futebol cá do burgo, deu lugar à tragédia de constatar uma evidência que não sendo novidade para nenhum sportinguista, não deixa no entanto de causar arrepios quando constatada. O benfica é algo que se confunde com o nosso estado e que, em alguns aspectos, até parece que o ultrapassa. O Estado Lampiânico é uma espécie de organização totalitária que vive disso mesmo, de uma hegemonia total e até acima de Portugal. Basta, por exemplo, comparar o inicio da "Operação Marquês", onde o ex-primeiro-ministro José Sócrates era acusado de praticas criminais durante o exercício do seu mandato, com o #BenficaGate. Penso que qualquer pessoa emocionalmente equilibrada concordará que é mais grave e mais importante o caso de José Sócrates, mas isso não impediu que ao longo destes anos se tivesse debatido o mesmo em todos os aspectos, havendo quem defendesse quer a teoria da "cabala" contra Sócrates, quer o mérito da investigação.
Ora, o que nos foi dado a ver nestes últimos dias foi só a parte da "cabala", do ódio contra o benfica, da inveja contra o benfica, dos incendiários contra o benfica, do penalti do Tonel, do falhanço do Bryan Ruiz. Vi um país inteiro (o país mediático, claro) a defender um suspeito, sem sequer alguém ousar em questionar se as suspeitas eram legítimas ou não. E isso arrepia-me, principalmente quando o presidente do benfica faz um claro apelo à violência, que é interpretado por todos como uma "defesa da honra", tal homem traído contra a esposa adúltera. Choca-me ver um país completamente manietado pelo totalitarismo de uma entidade nubelosa chamada Estado Lampiânico. Manietado por cumplicidade, por simpatia, por medo e covardia. A expressão "Quem se mete com o benfica, leva!" nunca fez tanto sentido como hoje.

A desintoxicação ao spin da cartilha:
Mais cedo ou mais tarde, mais subliminar ou mais descaradamente, a cartilha tentará associar Bruno de Carvalho ao escândalo #BenficaGate, como instigador ou denundiante calunioso, utilizando aquela sua velha máxima de que BdC é o responsável de todo o mal que veio ao mundo, desde o Big Bang. É um ataque cliché a que todos os sportinguistas já estão habituados, pelo que não acredito que pegue junto dos adeptos.
Outra tentativa de branqueamento do #BenficaGate, que já circula pelas redes sociais, será a de relativizar os factos, ressuscitando casos como o célebre penalti do Tonel em Alvalade, usando-o como exemplo de falsificação de resultados a nosso favor. Ou mostrar o falhanço de Bryan Ruiz no derby como prova de que, por vezes, podem ser cometidos erros tremendos involuntariamente. Aqui nem vale a pena argumentarmos de que Tonel era um central sofrível ou Bryan Ruiz foi amaldiçoado por um ressalto da bola no nosso relvado de merda. Basta-nos responder que, até à data, não se tem conhecimento de que Tonel ou Bryan Ruiz tivessem mensagens no seu telemóvel para aliciá-los a cometer aquelas falhar. E se essas tais mensagens exisitirem, pois então que se investigue.
Quanto ao facto dos jogadores do Rio Ave, Cássio e Marcelo, até terem sido os melhores em campo, o argumento também é desmontável: se quiséssemos falsear um resultado, se calhar convinha-nos fazer a coisa o mais despercebida possível. E como Bryan Ruiz demonstrou naquela noite de Março de 2016, no futebol é fácil falhar, portanto... E mesmo que os jogadores até tivessem recusado a abordagem que lhes terá sido feita, eu lembro que a tentativa de praticar um crime também é punível.
Quando começarem a ser conhecidos os outros jogos onde existam as mesmas suspeitas sobre o benfica, onde as exibições dos jogadores adversários sejam mais escandalosas do que as de Cássio ou Marcelo, a cartilha terá de abandonar as justificações que tem estado a ser dadas, enveredando antes no argumento de que nada liga o clube aos empresários que supostamente tentaram angariar os jogadores. André Ventura já começou ontem a desbravar esse caminho, tentando colar o Sporting a uma espécie de denuncia caluniosa, ressuscitando  Paulo Pereira Cristóvão na memória de todos. 
A imensidão do Estado Lampiânico, que nos tem sido dado a ver em todo o seu esplendor, tentará por todos os meios e mais alguns, branquear o maior escândalo da história do futebol português. E já é bem perceptível para onde é que as culpas irão ser atiradas.

O resto da presente temporada:
Muito dificilmente a investigação do #BenficaGate terminará até ao final da presente temporada, pelo que qualquer decisão da justiça civil ou desportiva não deverá ser conhecida antes do verão. Portanto, salvo os soundbytes da cartilha ou dos denunciantes do caso, nada de mais palpável será conhecido nos próximos tempos.
E qual será o impacto do #BenficaGate na presente temporada? Aparentemente, para o Sporting será  nenhum. Temos de fazer o nosso campeonato e disputar as nossas taças como até agora tem sido feito: com afinco. Mas bastará isso?
Em 2015/2016, na época que está sob suspeita, vi algo semelhante. Vi inúmeros casos associados ao benfica, desde a forma como digeriram mal a ida do seu ex-treinador para o Sporting, à quantidade de notícias e rumores que plantaram na comunicação social com o objectivo de denegrirem o nosso clube e os seus dirigentes. Na resposta a uma dessas "plantações", que soube-se logo ter sido caluniosa e mal-intencionada, o nosso treinador teve uma resposta mais ríspida dirigida ao seu homólogo do benfica. Ainda hoje muita gente justifica a época anormalmente esplendorosa do benfica com a "união" que o clube viveu em resposta aos ataques do Sporting. Ou seja, pegou-se num episódio provocado por pessoas exteriores ao Sporting, para fabricar uma desculpa (a união da equipa benfiquista) que serviu de branqueamento a exibições anormalmente desastrosas de adversários do benfica, penaltis a favor inventados, penaltis contra perdoados, cacetada impune da estrela Renato Sanches, Samaris, Fejsa, etc.
Por isso, tenho um mau pressentimento quando vejo no mundo encarnado os já habituais incitamentos à "união" da equipa e do clube, para fazer face à "cabala", à "calúnia" ou, segundo Ribeiro Cristóvão, à "inveja dos rivais". E nem é preciso fazerem muito mais do que fizeram até agora: com Tondelas simpáticos, árbitros habilidosos e VARs ceguetas, resta-os rezarem por uma "intervenção divina" semelhante à que foram beneficiados no dragão... 

1 comentário:

  1. Não conhecia este Blog e estou a ficar fã. Espectacular análise, lúcida, esclarecida e esclarecedora. Bravo :)

    ResponderEliminar