segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

E tudo a ventania levou

Com dois jogos por semana, uma equipa fatigada e com duas peças importantíssimas lesionadas, era expectável que mais jogo, menos jogo, acabássemos por perder pontos. O cinismo "à lá Juventus" que Jorge Jesus se gabou de existir, colidiu de frente contra um Estoril bem organizado e que soube utilizar as suas melhores armas contra nós: lances de bola parada e contra-ataques venenosos. Já contra o porto havia sido o mesmo e na altura todos consideraram ter sido dos piores jogos dos andrades no campeonato. Espanta-me como este Estoril anda por baixo a lutar com Moreirenses e Tondelas pela manutenção. 
Apesar do bom momento do adversário, nada fazia antever que a nossa equipa caísse na Amoreira com aquele estrondo. Até porque não tendo sido um bom jogo da nossa parte, também não foi mau. Criámos oportunidades suficientes para virarmos o resultado, algumas delas pateticamente desperdiçadas. O adiamento do nosso primeiro golo acabou por nos fazer perder o discernimento: aos 70 minutos já abusávamos das jogadas individuais e dos pontapés para a frente. Em contra partida o Estoril aproveitava o adiantamento das nossas linhas defensivas e ia lançando contra-ataques venonosos, só parados por Rui Patrício. Os anedóticos 5 minutos de desconto foram a cereja em cima de um bolo azedo.
Ao contrário do empate em Setúbal, que considerei uma tremenda desgraça, a derrota de ontem deixou-me mais conformado. Como disse, achava inevitável que perderiamos pontos até irmos ao dragão para o campeonato. O meu conformismo assenta numa evidência que é facilmente constatada: o porto passa por uma fase igual à nossa, com a equipa a acusar fadiga e com jogadores importantes lesionados ou em baixo de forma. O benfica, apesar do calendário mais folgado, também está longe de evidenciar um futebol de sonho. A goleada no último jogo é enganadora, pois não reflete as grandes dificuldades que os encarnados sentiram, em especial na segunda parte. Ao contrário do que previam alguns especialistas no final da primeira volta, muito dificilmente alguém chegará este ano aos 80 pontos. E cheira-me que este ano o campeão não vai ser aquele que mais pontos vai conseguir amealhar mas sim o que menos pontos irá perder contra equipas pequenas. E quem não perder os clássicos estará também mais perto de ser campeão. Espero que me tenha feito entender.
Quanto ao nosso desempenho nesta fase do campeonato, não posso deixar de sentir uma leve desilusão. É certo que tivemos de esperar até Fevereiro para sofrermos a primeira derrota interna. Mas nesta fase da época esperava mais. A janela de inverno do mercado não se tem mostrado tão positiva como foi a de verão. Rúben Ribeiro tarda em impor-se no meio campo e Montero está completamente fora de forma. Wendel, de quem se falam maravilhas, não joga. Misic e Lumor são incógnitas. E é triste olharmos para a nossa equipa e vermos que apesar do (mais outro) investimento feito no mercado de inverno, não existem opções válidas para Gelson ou Bas Dost. E continuemos a ter de nos socorrer de jogadores que já deviam ter mudado de ares, como Brian Ruiz e até mesmo Bruno César. Esta é a outra face da moeda JJ, que ano após ano fatalmente se repete: se falha o plano A, não temos plano B. Até há uns dias atrás valia-nos o facto do plano A ser excelente e ir durando para as nossas necessidades. Veremos como será daqui para a frente.
Por fim a "crise directiva". Deixarei o tema da AG interrompida para outro post, mas não posso deixar de assinalar aqui a minha revolta com tudo o que se passou no meu clube desde sábado. Numa altura em que tínhamos o presidente do benfica arguído num processo muito sujo para o seu clube, enquanto no porto começavam a surgir os primeiros sinais de desentendimento entre o treinador e a direcção, eis que o meu clube faz o melhor sabe fazer e desata a dar tiros nos pés. Agora, de repente, os jornaleiros tem dois temas fresquinhos para explorarem sofregamente, enquanto "esquecem" as crises de benfica e porto. O que poderia ser melhor para a nossa CS que uma "crise" directiva do Sporting, acumulada com uma "crise" de resultados e exibições da equipa principal? Conseguirá a "união de aço" dos adeptos ultrapassar mais um episódio de autofagia do nosso clube?
Uma nota final de optimismo. Apesar de tudo acredito que ainda consigamos voltar ao lugar cimeiro da classificação. Acredito que com o regresso de Gelson e Bas Dost conseguiremos voltar às exibições positivas da primeira volta. Vai ser dificil, mas acredito!

1 comentário:

  1. É verdade, e tudo a ventania levou e atenção, a equipa vem dando mostras de enfraqecimento nos últimos jogos quer por lesões quer por cansaço e com o que vem pela frente e com o carnide bem folgado vai ser quase impossivel, este plantel não tem capacidade para tanta frente.

    ResponderEliminar