segunda-feira, 20 de março de 2017

Crónica de Sábado à tarde

Foi o meu regresso a Alvalade após as eleições, uma vez que tinha falhado o jogo com o Vitória de Guimarães.
O adversário era o Nacional da Madeira, uma equipa em tempos temível, uma das nossas bestas negras, que hoje luta sofregamente pela permanência no escalão maior. Apesar o seu presidente já não ser o Eng. Rui Alves (Quinhentos, para os amigos), não consigo de deixar de sentir algum asco por este clube, principalmente quando me lembro de alguns negócios estranhamente fracassados, como os casos de Rúben Micael ou Candeias. Portanto, estimo bem que esta equipa insular vá parar à II Liga e por lá fique muitos e bons anos (não indo, que seja o Arouca a ir no seu lugar).
O dia era de sol, a hora do jogo propiciava a mais uma enchente de Alvalade. O último jogo em Tondela fazia crescer água na boca. O 12.º jogador compareceu em peso.
Do jogo jogado sinceramente esperava mais. A primeira parte foi interessante qb. Tivemos mais bola, controlámos o jogo, tivemos boas oportunidades para marcar e o adversário praticamente não nos beliscou. A segunda parte, tirando o remate do Alan Ruiz, esteve ao nível do que de pior se fez esta época. Uma equipa sonolenta, a jogar a passo, com percas de bola infantis no meio-campo que só não resultaram em prejuízo maior porque o adversário não dava para mais. Jorge Jesus não surpreendeu nas substituições, meteu e tirou quem se esperava. Quem esperava mais deste jogo terá saído algo desiludido de Alvalade. É certo que a lesão de véspera do Chico Geraldes já não fazia adivinhar grandes surpresas no onze, mas mesmo assim esperava, por exemplo, que Podence começasse o jogo de inicio. O treinador "culpou" as substituições pela quebra de ritmo na segunda parte, o que considero injusto, pois notou-se perfeitamente que toda a equipa abrandou o jogo. Mais uma vez fiquei com a sensação que JJ errou nas palavras usadas, pois ficou no ar a crítica a Podence, o que é de todo injusto.
No final do dia de ontem dei comigo a pensar que mais 5 jornadas assim e ainda teríamos hipóteses de ganhar alguma coisa este ano. Mais uma vez confirmei o evidente, sem os empurrões estratégicos e uma ou outra ponta de sorte, benfica e porto são equipas vulgares, treinadas por medrosos sem carisma. À excepção de um ou outro jogador com mais categoria, não tem plantel superior ao nosso. Não tivéssemos sido claramente prejudicados em 2 ou 3 jogos (no mínimo) e estaríamos perfeitamente na luta pelo campeonato. Espero que na próxima jornada o clássico seja jogado de acordo com o que estas duas equipas tem feito esta época: um jogo com receio de parte a parte, sempre à procura do erro do adversário sem correr riscos, quiçá resolvido nalgum lance fruto de uma má interpretação da equipa da arbitragem.

Sem comentários:

Enviar um comentário