quarta-feira, 7 de junho de 2017

A amizade é muito linda

Dois dias depois da conversa em privado de BdC com os jornalistas ter visto a luz do dia, eis que ontem o Porto Canal revelou mais uma episódio negro do futebol português.
Escrevi aqui ontem sobre o timing desta gravação ter sido difundida. O defeso estava calmo para as nossas bandas, contratações de jogadores razoáveis a tempo de começar os trabalhos da pré-época, pouca agitação de saídas do nosso clube, sendo que a única até agora confirmada até é um bom negócio. JJ não saiu do Sporting e BdC vai preparando o seu casamento, depois da rábula da gala não ter, afinal, gerado uma vaga contestatária de fundo no nosso universo.
Era preciso ridicularizar novamente o nosso clube, seguindo aquela velha máxima de que o importante é falar dos outros. Nada de questionar a partilha absurda dos direitos económicos do Ederson, o voto do benfica contra o valor máximo das prendas aos árbitros ou a actual política lampiónica de comprar e emprestar por essa I Liga fora.
Como o seguro morreu de velho, vai de tentar encalacrar o Sporting e o seu presidente, que se põe sempre a jeito para estas coisas. E durante 48 horas o país futebolístico falou, analisou e lambuzou a puta da gala ou a estupidez daqueles que julgam ser possível ganhar campeonatos apenas com a formação. Não se falou de café com leite, fruta, ameaças, etc. Mas mesmo assim muitos acharam haver ali matéria para debates e mesas redondas. 
Era urgente aparecer algo por estes dias que "matasse" o assunto, mas quando o tema é malhar no Sporting, não há nada que nos valha. Não havia. Ontem o canal oficial do FCP fez-nos o favor de estoirar uma bomba. Não é uma bomba, bomba. É mais uma bombinha. É o abrir de uma cortina, o relatar do primeiro raio de luz que embateu na escuridão imensa onde o nosso futebol está mergulhado. Mas o caminho está mostrado e agora há que continuar a puxar a cortina, apontar os focos de luz, e denunciar aquilo que todos sabemos: que o Estado Lampiânico tomou conta dos meandros do desporto-rei nacional, que controla tudo e, mais importante, tem árbitros lacaios à sua disposição. Como li algures na Internet, afinal era espectável que na "catedral" houve "missas" e "sacerdotes". Só quem não percebe de "religião" é que se espanta com isto.
Desconheço se houve acção concertada dos gabinetes de comunicação do porto e Sporting ou se tudo não passou de uma grande coincidência. Mas o que é certo é que o anúncio de ontem levou, ou melhor, obrigou, a comunicação social a focar-se noutra coisa que não a "puta da gala". E o adiamento da entrevista de LFV à RTP também será isso, outra grande coincidência. E eu já tenho alguns anos suficientes para não acreditar em coincidências...

Sem comentários:

Enviar um comentário